Bandeira MalásiaMalásia – ou melhor Malaysia Inc.
Exemplo de um “País com Gestão Empresarial”...

 

 


A Federação da Malásia é uma nação do Sudeste Asiático com uma população de cerca de 27 milhões de habitantes formada, principalmente, por cidadãos de origem malaia (60%), chinesa budista (30%) e indiana hindu (10%).
 

Malásia Malásia

 

O governo da Malásia é uma monarquia parlamentarista com base na lei comum inglesa. O país já teve suas participações em guerras, mas na atualidade enfrenta principalmente tensões internas entre os grupos étnicos e religiosos. A população respira certa liberdade política, embora esta liberdade seja gozada mais pelos muçulmanos do que por outros grupos.

 

A principal característica da população da Malásia é a diversidade das etnias que a compõem. O caráter multi-racial da sociedade malaia foi definido a partir do final do século XIX, pelo afluxo de imigrantes chineses e indianos. A chegada desses imigrantes foi a principal fonte de crescimento populacional na época.

 

Quase metade dos habitantes pratica o islamismo, mas há minorias significativas de hindus, budistas e praticantes de crenças tradicionais animistas. O cristianismo é a segunda maior corrente religiosa no país.
 

A língua oficial é o malaio (Bahasa Malaysia), mas o inglês, ensinado nas principais escolas de Kuala Lumpur.

 

Kuala Lumpur, a capital, não parou de crescer e, hoje em dia, é uma capital moderna, com cerca de dois milhões de habitantes, meios de transporte e comunicações modernos e edifícios como as torres gêmeas da Petronas, colocados entre os mais altos do mundo (488 metros).

 

Capital das torres, dos templos, das galerias, dos mercados, Kuala Lumpur tem apenas 150 anos de existência, polarizando sua identidade religiosa e moderna, só perdendo para Cingapura em termos de sucesso econômico.

 

 

 

O desenvolvimento está refletido em construções arrojadas feitas com uma clara intenção: mostrar a que veio a jovem cidade; a famosa Torre Kuala Lumpur, uma das mais altas do planeta (a questão da altura parece ser uma obsessão), é uma evidência auto-explícita...  
  

A década de 90 presenciou uma grande transformação na economia malaia, a qual evoluiu da mera produção e exportação de bens primários para uma ampla e diversificada indústria de transformação.

 

A economia malaia está crescendo em um ritmo acelerado e a renda per capita anual atinge os US$ 11 mil. O nível de desemprego é baixo e estimado em menos de 3%. A maioria da população adulta é alfabetizada, atuando tanto na indústria como na agricultura. O petróleo é o produto mais exportado, mas o país ainda exporta uma grande variedade de outros bens manufaturados, destacando-se os eletrônicos.

 

Malaysia IncorporatedO Governo espera que a Federação da Malásia atinja o status de nação desenvolvida antes do ano 2020.

 

Para tanto, elaborou planos quinquenais de desenvolvimento, com metas anuais, como configurado em um compêndio “Malaysia incorporated” – vendo este volume em uma livraria, por ocasião de uma viagem à negóci, comprei o mesmo e me dei como convencido: este país tem futuro – um país gerenciado como se fosse uma empresa com seu processo de fixação de objetivos, elaboração de estratégias, definição de prioridades, alocação de recursos, educação de pessoas e monitoramento de resultado...! 

 

  

O governo malaio estimula o investimento estrangeiro particularmente no setor de manufaturas, tendo assinado acordos para evitar dupla Malaysia - Trade Quarterlytributação, como o que poderá, em breve, concluir com o Brasil.

 

Para garantir uma participação maior de seus investidores nacionais nos wwws investimentos, o governo estimula a formação de "joint ventures" entre malaios e estrangeiros. 

 

O Brasil e a Malásia mantém relações diplomáticas desde 1959. Em 1981 foram abertas as respectivas Missões diplomáticas em Brasília e em Kuala Lumpur. Ao longo de 20 anos o comércio bilateral se expandiu, tendo dobrado entre 1990 (cerca de US$ 256 milhões de dólares) e 2001 (US$ 514 milhões de dólares).

 

A economia da Malásia é mista, com uma participação ativa no ramo de negócios tanto do setor público quanto do setor privado. Embora a economia fosse, tradicionalmente,
baseada em commodities, os setores de eletroeletrônicos e o de serviços tornaram-se os principais componentes da atividade econômica.

 

O comércio exterior constitui uma atividade de grande importância para a economia da Malásia. Os Estados Unidos, o Japão, Cingapura e a União Européia são seus principais parceiros comerciais absorvendo.

 

O mercado malaio é bastante concorrido, onde a competição se exerce não só em termos de preço, mas também de qualidade.

 

Atualmente, a Malásia incentiva, através da isenção de impostos e taxas, a importação de equipamento de informática devido aos esforços que estão sendo despendidos pelo Governo no sentido de desenvolver um centro de multimedia na área especificamente designada para esse fim: o Multimedia Super Corridor, versão asiática do Silicone Valley norte- americano.

 

 

O corredor foi projetado para ser o núcleo de informação tecnológica do país, proporcionando um local adequado e integrado onde as companhias de multimídia de todo o mundo poderão conduzir seus negócios e/ou se engajar em atividades de pesquisas e desenvolvimento. Baseado no conceito de troca de informação em áreas "inteligentes", em um mundo sem fronteiras, o MSC tem um projeto de desenvolvimento fixado em 20 anos. 

 

A estrutura do mercado malaio atende aos três principais grupos étnicos do país: o malaio, o chinês e o indiano. Cada tipo de negócio tem de levar em consideração o fato de que cada uma dessas comunidades tem sua própria língua, cultura, religião e tabus.


De um modo geral, os malaios chineses dominam o mercado.

 

A realização de feiras e exposições internacionais na Malásia vem se intensificando. As empresas brasileiras interessadas em exportar para a Malásia deveriam participar de tais eventos. Uma vez decidida a participação recomenda-se ao exportador:


1) Preparar catálogos em inglês;
2) Os cartões de visita deverão ser escritos em inglês;
3) As listas de preço deverão conter dados CIF, C&F e FOB;
4) Os importadores locais deverão ser contatados e convidados a visitarem
o "stand" do exportador brasileiro.

 

Os homens de negócios malaios dão muita importância ao tempo, portanto toda e qualquer comunicação recebida deverá ser respondida com presteza, mesmo que
não haja interesse da parte receptora. Recomenda-se, obedecer, sempre, aos prazos de entrega previamente acordados. Os pagamentos da importação na Malásia são concretizados, de modo geral, por cartas de crédito.

 

Algumas recomendações às empresas brasileiras:

 

- As amostras comerciais e o material publicitário podem ser enviados à Malásia pelo correio.

Ao declararem seus bens na alfândega malaia, os exportadores brasileiros devem estar preparados para apresentar os seguintes documentos: Formulário de declaração de importação (Customs Form Nº 1), Fatura Comercial, o Bill of Lading – B/L ou Air Way Bill – AWB

 

Produtos que requeiram serviços pós-venda são promovidos e distribuídos mais adequadamente pelas grandes empresas (trading houses européias ou grandes firmas locais), que estão há muito estabelecidas no mercado malaio e possuem comprovada capacidade técnica e financeira.

 

O tipo de promoção de vendas a ser utilizado varia conforme o produto. Produtos vendidos diretamente ao público podem ser promovidos através de anúncios em revistas e jornais,enquanto os que são vendidos a atacadistas ou varejistas podem ser promovidos através de amostras ou catálogos. A participação em feiras ou mostras locais gera oportunidade para a promoção de produtos brasileiros.

 

Uma série de empresas locais e filiais de grupos internacionais na Malásia pode realizar estudos de mercado sobre produtos específicos. Dependendo da sofisticação requerida, pequenas empresas locais estão aptas a desenvolver a pesquisa.

 

Em suas transações comerciais com empresas da Malásia, aconselha-se aos exportadores brasileiros atentarem para os seguintes aspectos:

 

  • O idioma inglês deve ser utilizado, tanto na correspondência como nos catálogos de produtos;
  • As cartas, fax e e-mails devem sempre ser respondidos, ainda que negativamente caso a proposta não seja interessante;
  • Os produtos devem apresentar medidas no sistema métrico decimal;
  • A pontualidade nos encontros comerciais é primordial;
  • A língua utilizada na conversação e nos cartões de visita é o inglês;
  • O follow-up das visitas, com envio de correspondência eletrônica ou postal, é considerado indispensável.

 

A designação de agente/representante reveste-se de grande importância para o bom andamento das vendas para o mercado malaio. A abertura de escritório de representação comercial no país apresenta-se como um processo relativamente simples, rápido e barato.

 

Aconselha-se evitar viagens à Malásia no período de uma semana antes e uma semana depois do Ano www Chinês, data móvel comemorada em fevereiro, quando grande parte da população viaja em férias; ou durante o Hari Raya Puasa, feriados comemorativos que celebram o fim do mês de Ramadã.

 

Durante o resto do ano, as viagens podem ser realizadas normalmente, não havendo problemas de acomodação nos hotéis locais, que são confortáveis e ainda razoavelmente baratos.

 

Malásia – ou melhor Malaysia Inc. - Exemplo de um “País com Gestão Empresarial” – porque não vivenciar este ambiente pujante?! – um ambiente como o empresário empreendedor gosta e precisa para prosperar – uma ponte que reduz distâncias entre sonhos e realizações, idéias e negócios, metas e resultados...






 

 


 

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