Bandeira CingapuraCingapura
- O país do chiclete proibido e do negócio incentivado

 

 

 

Cingapura

Cingapura, situado no Sudeste Asiático, é um país sem recursos naturais e sem indústria, que era pobre há 30 anos, mas que acumulou riquezas rapidamente, vendendo Serviços. O centro financeiro–comercial  da ilha é um aglomerado de bancos e escritórios - negócios, negócios, negócios...

 

Cingapura é composta por uma comunidade cosmopolita multirracial, fortemente exposta a múltiplas influências orientais e ocidentais.

 

Ao perguntar a um taxista, “como está a vida aqui?”, a resposta veio de imediato: muito caro e muito vigiado.

 

O governo proíbe a comercialização de chiclete porque acha-o inconveniente. Chiclete gruda e dificulta a limpeza. O chão de Cingapura tem que estar impecavelmente limpo - não se vê uma pontinha de cigarro, papel, lata, nada.

 

Alguns moradores falam de um país como na estória visionária do “big brothers,we are watching you”, um ambiente das "mil e uma câmeras" escondidas, que gravariam toda e qualquer movimentação, 24 horas por dia.

 

Se o motorista for pego falando no celular, não só paga multa, mas é também preso na hora. A multa para pichação de muro é prisão por até três anos e, se a pichação tiver sido feita com grafite ou tinta difícil de ser removida, o "pacote" ainda inclui de três a oito chibatadas (lambadas de bambú nas nádegas), como pôde vivenciar um cidadão norte-americano, pego em flagrante, alguns anos atrás. O resultado de tanta "linha dura" é um país com índice zero de criminalidade.

 

Cingapura

Por outro lado, o governo garante moradia, saúde e principalmente educação para todos. O nível acadêmico é um dos mais altos do mundo.
 

Cingapura ocupa os primeiros postos nos rankings internacionais relacionados com os negócios: risco político, liberdade econômica, eficácia empresarial, produtividade, qualidade de vida e infra-estrutura.

 

  • Cingapura é a segunda economia mais competitiva do mundo, segundo o relatório "World Competitiveness Yearbook 2007", como fica visível no arrojo arquitetônico e na gestão empresarial participativa...

 

Cingapura

 

  • 26.000 companhias internacionais se instalaram em Cingapura, entre elas, 7.000 grandes multinacionais. 
      

 

  • Cingapura conta com uma posição geográfica estratégica, pois os navios europeus, com destino ao continente asiático, precisam passar por Cingapura. O fluxo comercial com o Brasil cresceu 21% de 2005 para 2006, chegando a 1,8 bilhão de dólares.  

 

 

Cingapura (Singapore) deriva do sânscrito simhapura ou singhapura, que significa cidade do leão – com garra e força de um leão, esse país avança.


A velocidade do progresso em Cingapura é fulminante – a todo momento e em todo lugar estão construindo wwws prédios, novas sedes empresariais, wwws shoppings, novas infra-estruturas – sem jamais esquecer o espaço para o bem-estar da população ou o ambiente descontraído de negócio...
 

 

Uma ilha de prosperidade, Cingapura é uma cidade-estado, com apenas quatro milhões de pessoas; ou melhor, um “Trade Country” (País Comércio), um pólo por onde se canaliza o comércio do mundo para o Sudeste Asiático e do Sudeste Asiático para o mundo; onde as cabeças não param de pensar em "Business" - fazer mais e mais dinheiro – aliás, uma vocação secular...

 

Além der ser uma excelente porta de entrada para o resto da região Ásia-Pacífico, Cingapura é um centro de reembarque, com suas zonas de livre comércio, usadas tanto para o transbordo como para o armazenamento de produtos.

 

Inicialmente, recomenda-se que as companhias brasileiras utilizem os serviços de despachantes, para exportar diretamente a agências importadoras. Caso as vendas sejam favoráveis, a exportação direta a atacadistas (compradores industriais) é recomendada.

 

Subsequentemente, um escritório de representação ou de vendas pode ser aberto como uma extensão aos negócios comerciais.

 

O ponto crucial neste Trade Country são as negociações de contratos e a nomeação de agentes.

As importações/exportações podem ser feitas diretamente ou por meio de uma empresa ou um agente comercial em Cingapura.

 

Da mesma forma, a companhia estrangeira pode estabelecer um escritório de representação para os trabalhos promocionais e de ligação, tais quais pesquisa de mercado ou anúncios para a empresa não-domiciliada.

 

A lei “Customs Act – Regulation of Imports and Exports Act” prevê que o principal executivo da empresa pode vir a ser penalizado em razão de qualquer ato de omissão, negligência ou inadimplência de qualquer agente que esteja agindo em seu nome.

 

Normalmente, um escritório de representação comercial, estabelecido por um não-cingapuriano, emprega pessoal transferido internacionalmente, além de um pequeno número de contratados locais que os auxiliam.

 

O escritório de representação não pode firmar contratos, fechar negócios, abrir ou negociar quaisquer cartas de crédito, firmar compromissos com uma empresa comercial ou de consultoria, ou contratar outros negócios diretamente ou em nome da companhia estrangeira.

 

Sua função primordial engloba comunicar-se com os agentes de vendas e os clientes em Cingapura e outros países, proporcionando uma inteligência comercial à matriz, aconselhando e assistindo seus clientes, promovendo um conhecimento de mercado do produto e uma assistência nas atividades de planejamento, propaganda e promoção.

 

As principais vantagens de um escritório de representação são as exigências mínimas de relatórios, os procedimentos simples para a aprovação do escritório, a provável economia de impostos para as representações e a não-responsabilidade pelo imposto de renda em Cingapura. Uma filial ou uma subsidiária de vendas de uma companhia estrangeira pode ser estabelecida, a fim de promover negócios de exportações e importações.

 

É recomendável que as empresas brasileiras participem de feiras e exposições em Cingapura, o que é considerada uma forma eficaz de promoção em massa, tanto para a indústria quanto para os consumidores finais.

 

A comunidade comercial local usa o inglês como a língua principal nas negociações, correspondências e contratos.

 

A fórmula do Governo é simples. “Apostamos num ambiente com baixa burocracia e alta eficiência, investimentos em infra-estrutura, em educação e saúde, além de políticas bem definidas de atração de investimentos".

 

O Doing Business 2009 (Fazendo Negócios em 2009) classifica os países com base em 10 indicadores de regulamentação de negócios, que registram o tempo e o custo para atender aos requisitos governamentais para abrir e operar uma empresa, um comércio internacional e fechar um negócio. Pelo terceiro ano consecutivo, Cingapura lidera as classificações de facilidade regulamentar global para fazer negócios. Já uma matéria lida no avião em uma das quatro viagens a negócio para Cingapura, no período 1993 a 1999, foi explícita quanto à força motora: “O Manager – entre medo e ambição”...
 

Um passeio alternativo ao mundo dos Negócios leva ao Jardim Botânico com seu ambiente de harmonia...

 

 

e com o belíssimo Orquidário, um dos maiores do mundo, que expõe a flor-símbolo nacional de Cingapura, com seu charme oriental...

 

 

Alias um charme que começa a ficar evidente já no avião da Singapore Airlines, que, durante um período de mais de meio século, ganhou reputação de líder de mercado inovador, combinando um produto de qualidade com um serviço excelente. 

 

 

É essa a marca deste país- “O país do chiclete proibido e do negócio incentivado”. Por que não enfrentar fazer negócio neste ambiente “escola”?

 

 

 

 

 


 

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