Como assegurar retorno do investimento em um Treinamento em Gestão Empresarial?

 

A expectativa da direção é de que a verba disponibilizada para atividades de Treinamento em Gestão Empresarial seja bem aplicada e que gere retorno em forma de ganhos de produtividade e rentabilidade.

  

Por que, muitas vezes, isto não acontece?

 

Os treinamentos pecam, frequentemente, por excesso de técnicas que, por serem “um show” de momentos divertidos, emocionantes e lúdicos, fazem com que os participantes se envolvam e gostem muito da apresentação.

 

Ao término do treinamento, Relatórios de Avaliação são aplicados pelos RH´s, onde as técnicas utilizadas são muito elogiadas pelos participantes. Este tipo de avaliação dificilmente serve para medir o retorno que o treinamento irá proporcionar para a empresa, ou seja, uma esperada mudança na performance do participante ou um resultado prático para os negócios.

 

Não faz mais sentido um Relatório de Avaliação pelo instrutor, para reportar o comportamento do participante no treinamento, que permita a empresa saber se o colaborador assistiu ao curso de forma desatenta ou enriquecedora.

 

Para que os treinamentos possam cumprir o que se espera deles, é preciso usar alguns critérios:

 

1 - Analisar cuidadosamente as solicitações de treinamento recomendadas para o candidato. As empresas costumam investir muito em programas de treinamento sobre visão do negócio e seus processos nas três áreas-chave da empresa: marketing e vendas – produção / serviços / logística - financeiro/ administrativo. Se o candidato mostra um perfil mais tecno-burocrático, ele dificilmente se tornará um gestor.

 

2 - Verificar bem o tipo de deficiência de competência e/ou comportamento do candidato, que afetam, de forma negativa, o desempenho e definir detalhadamente os tópicos que o treinamento deverá abordar para suprir essa falha; p.ex. liderança em relações pessoais. Se o candidato tem um relacionamento difícil, ele dificilmente poderá se tornará um líder.

 

3 - Selecionar o tipo de treinamento “certo”, considerando fatores como:

 

a) Metodologia participativa: deverá ser uma metodologia que estimula os participantes a expressarem as suas ideias, conduzindo-os didaticamente para a geração de soluções para a sua respectiva empresa – encontradas por eles, pois está comprovado que este tipo de técnica produz os melhores resultados, em curto espaço de tempo.

 

b) Treinamento customizado: o programa de treinamento deverá ser ajustado a realidade da empresa: tipo de negócio, objetivos corporativos, fatores críticos de sucesso, pontos fortes e fracos, etc. Desta forma, o aprendizado pode ser aplicado diretamente ao negócio. Pacotes de treinamento padrão não produzem resultados sob medida. Se, ao final do treinamento, o instrutor perguntar: “como seria o aprendizado aplicado na sua empresa?” e o participante mostrar dificuldade de retenção e abstração, o resultado do treinamento é ruim.

 

c) Conteúdo do mundo real: procurar uma empresa que possa desenvolver simulações baseadas em cenários reais enfrentados por ela, utilizando fatos reais ocorridos e mostrando casos de acerto (o que fazer) e de erro (o que não fazer). Espelhar estas experiências em situações do dia-a-dia do participante facilita a sua assimilação e dispensa grandes amarrações ao final do treinamento.

 

d) Avaliação do treinamento: avaliações da reação, efetuadas ao término do treinamento, têm menos valor do que enviar, um mês após o treinamento, um questionário aos participantes, para avaliarem a aplicabilidade do aprendizado obtido, com os seguintes tópicos:

 

  • O treinamento contribuiu em sua mudança de postura diante dos problemas do seu dia-a-dia? Se sim, cite exemplos; se não, justifique.

 

  • Que tipos de sugestões para melhorar o seu desempenho e o desempenho do seu time você apresentou nos últimos 30 dias, como consequência do aprendizado adquirido no treinamento?

 

  •  Você mudou, nos últimos 30 dias, objetivos ou prioridades, como consequência do aprendizado? Cite os casos principais.

 

  • Você introduziu, nos últimos 30 dias, algum tipo de modificação na rotina do seu trabalho ou da sua área, que melhorou a produtividade, como conseqüência do aprendizado? Comente as modificações introduzidas e, se possível, quantifique a redução de custos ou aumento de receita obtida.  

 

Como assegurar retorno do investimento em um Treinamento em Gestão Empresarial?


 

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