1- Quais são as principais áreas de atuação do bacharel em Comércio Exterior?

O bacharel em Comércio Exterior, entendido como compra (importação) e venda (exportação) de e para empresas do exterior, desenvolve atividades como:


• Analisar cenários econômicos e tecnológicos do exterior
• Pesquisar, planejar, analisar e administrar oportunidades para importação e exportação de produtos, suas vantagens e desvantagens (marketing)
• Assessorar em negociações de compra e venda, realizadas com empresas do exterior
• Participar em feiras e congressos internacionais para a realização de novos negócios
• Estudar as exigências legais e comerciais de cada país: como negociar as mercadorias?
• Analisar o valor das moedas dos diversos países e efetuar comparações de preços entre mercadorias de um país e de outro.
• Gerenciar logística, transporte, seguros, desembaraço, câmbio e finanças necessários para efetivar comercializações internacionais.

 


2- Existe uma média de salário inicial para o recém-formado?

Varia entre R$ 2.000 e 3.000 conforme porte e local da empresa

 

 

3- Quais são as principais dificuldades para quem está começando?
Absorver o choque entre ensino puro e trabalho aplicado; é sempre aconselhável trabalhar no ramo enquanto estuda.

 


4- Qual é a opção mais comum de atuação?
O Profissional de Comércio Exterior é apto para atuar em:

 

1. Organizações Privadas:

- Indústria e Comércio, nos departamentos de comércio exterior
- Instituições Financeiras, nas áreas de câmbio e seguros

- Empresas de Logística e Transporte, nas áreas de planejamento logístico, armazenagem e transporte internacional

- Corretoras de seguro, no transporte internacional

- Despachantes Aduaneiros, como prestador de serviços a empresas importadoras ou exportadoras, na área de sistemática operacional para desembaraço e liberação de mercadorias importadas ou destinadas à exportação em portos e aeroportos

- Consultoria e Assessoria na prestação de serviços de assessoria e consultoria nas áreas de desenvolvimento de mercados e negócios internacionais, legislação, sistemática de comércio exterior e logística para empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviço. 
 
2. Organizações Públicas, de Fomento, Controle e Fiscalização:
- Em Unidades do Ministério de Relações Exteriores (Consulados, Embaixadas)

- Em Órgãos do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior (Secretaria de Comércio Exterior)

 
3. Organismos Internacionais - Câmaras de Comércio:

- Associações Empresariais, Comerciais e Industriais.

- Organismos Internacionais como FMI, OMC, ALADI, MERCOSUL  
 
4. Universidades:

- Atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

4- Existem outras alternativas?
Uma boa alternativa é atuar em trading companies, empresas que se concentram na prospecção e mediação de compra e venda internacionais.

 

 

5- Existe algum mito ou idéia pré-concebida sobre a profissão que, ao longo do curso ou no início da vida profissional, os estudantes descubram que não é "bem assim"?
Em geral, o sonho do profissional que quer se projetar no Comércio Exterior é viajar. Viajar é importante, mas longe de ser tudo, não acontece no início da carreira, a não ser que o profissional comece a carreira em uma trading company.

 

 

6- Quais são as características desejáveis para um futuro profissional? Esse item visa a ajudar os estudantes indecisos na escolha. Por exemplo: "A arquitetura pode ser uma boa opção se você é criativo, gosta de cálculo, tem sensibilidade estética, se interessa por arte"
O perfil do futuro profissional em Comércio Exterior implica na competência de compreender os processos e fenômenos do comércio entre os mercados internacionais.
As características principais do profissional competitivo são:


• Ter visão do negócio da organização que representa
• Conhecer as transformações recentes na economia mundial e suas implicações para a economia brasileira.
• Analisar mercados e posicionar-se, comportamental e tecnicamente, de acordo com os interesses mercadológicos da empresa.
• Planejar, implantar e controlar um plano de comercialização internacional de um produto ou serviço
• Capacidade para atuar e adaptar-se aos diferentes mercados com suas diferentes culturas.
• Domínio de inglês e espanhol ou francês – ou mandarim!!!
• Ser líder
• Comunicar e relacionar-se 
• Interagir com as áreas funcionais ligadas às operações do Comércio Exterior
• Ter conhecimento sobre o tratamento administrativo e documental do Comércio Exterior
• Utilização de raciocínio rápido, lógico, crítico e analítico
• Lidar com números
• Lidar com modelos de gestão inovadores - individual, grupal e organizacional.
• Resolver e antecipar-se rapidamente face às situações novas e problemas detectados


Ou seja, estamos falando de um profissional eclético...

 


7- O que vem por aí: quais são as tendências para a profissão no médio e longo prazo? Há alguma nova frente se abrindo, alguma mudança de perfil profissional?
O campo de atuação dos profissionais da área de comércio exterior encontra-se em franca expansão. A abertura do mercado brasileiro à concorrência internacional, assim como as iniciativas para a inserção do país no processo de integração econômica mundial impulsionam a crescente demanda por parte de organizações privadas e públicas, bem como de organismos internacionais e universidades, por administradores capacitados a atuar em um mercado “sem fronteiras e sem ilhas”  altamente competitivo.

 

A atual conjuntura demanda profissionais aptos a conviver e prosperar na diversidade intercultural do mundo globalizado e oferece ao profissional de Comércio Exterior  inúmeras opções de atuação, com possibilidades reais e crescentes de sucesso.

 

Ele


 

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