Na sua edição de janeiro de 2009 (Número 08), a Revista Carreira & Negócios” publicou o artigo “Sopa de Letrinhas” de Werner Kugelmeier.

 

Sopa de Letrinhas Sopa de Letrinhas

 

 

Como escrever um livro

– “muito além de uma sopinha de letras”

Um bate papo...
 
Hoje em dia, muitos empresários e executivos escrevem livros. Por que isso acontece com cada vez mais freqüência?

 

Para empresários e executivos de carreira é uma forma efetiva para se fundamentar melhor perante si mesmo, para compartilhar pensamentos e conceitos de forma mais explícita e para se espelhar junto a um público além da própria organização.

 

Do outro lado, para empresários e executivos wwws, é uma forma efetiva de se projetar no mercado como sendo “não apenas + 1”; alguns dizem “o livro me abriu o negócio”...

 

Quais assuntos estão mais na moda?

 

São assuntos em torno de modernização e profissionalização da Gestão Empresarial, com foco em

  • Gestão Empreendedora de Negócios
    - Business Plan, Competências Empresariais
  • Gestão de Capital Humano
    - Comportamento, Aprendizado e Inovação Organizacional
  • Gestão de Marketing e Comunicação “de guerra”
    - Inteligência Competitiva, Branding e Comunicação Mercadológica
  • Gestão de Vendas
    - Market Supply Chain, Negócios na Era Digital e Negociações ganha-ganha
  • Gestão Financeira
    - Custo-Volume-Lucro, Estrutura de Capital e Mercados Financeiros
  • Gestão de Logística
    - Operações globais de supply chain
  • Negócios Internacionais
    - Modelos, Estratégias e Finanças Internacionais

     

Quais são alguns dos benefícios para a carreira como executivo?

 

- Visibilidade: Diferenciação de concorrentes diretos:  escrever para os outros não deixa de ser visto como um ato de coragem e de se expor (“por a cara para quebrar”); faz uma diferença ser um profissional autor de um livro ou não;

- Credibilidade: Projeção como alguém que faz o que ensina (walk the talk): empreender no sentido de ousar: provar perante si mesmo que sou capaz de fazer o “nunca imaginado”, ou seja, escrever um livro e inspirar pessoas

- Qualificação para contato com a mídia: artigos e entrevistas se tornam mais substanciais, explícitos e interativos, sendo sempre geradores de aprendizado contínuo, seja na hora da articulação, seja na hora da reação. 

 

 

Em geral, quais são os principais benefícios para quem escreve um livro?

 

- Auto-educação no sentido de categorizar, sintetizar e formular uma idéia ou proposta inédita;

- Conforto quanto à justificativa e fundamentação da proposta

- Realização no sentido de poder deixar um legado além da própria vida

 


Quais os cuidados que esses “wwws escritores” devem tomar na hora de escrever um livro? Essa moda não traz o perigo de todo mundo querer virar escritor?

 

Os editores desejam obras conectadas com o público, ou seja, que falem do que  importa para ele e não para o autor, o que exige cuidados como:

 

  • Fale do que já viveu e do que conhece muito bem, perguntando-se: “apanhei, aprendi, avancei” naquilo que quero compartilhar?
  • Fique atento ao seu redor: se você não souber o que os outros estão pensando e publicando, será difícil escrever algo criativo e diferente.
  • Tente trabalhar de forma concentrada 7 dias/24 horas (sem muito stop & go), com as devidas paradas para reflexão e recreação – caso contrário, você corre o risco de cansar e/ou perder o “fio da meada”.
  • Para escrever bem, é preciso escrever de forma clara, lógica, interativa – e correta: não adianta pensar que o corretor ortográfico ou o revisor vai corrigir todos os erros.
  • Exponha o texto a leitores neutros, mas que possam fazer críticas; não busque  elogios, mas opções para melhorar.
  • Selecione o que é bom e o que é medíocre entre os seus escritos; como orientação, siga a relação 20% bom/80% medíocre.
  • Em certo momento, tenha a força de vontade de terminar o livro – a tentação de nunca terminar é grande...
  • Enfim, acredite que tem algo a dizer, sem perder jamais sua autenticidade.

 

Se existe o perigo de todo mundo querer virar escritor é naturalmente respondido pelas forças do mercado: Os itens acima não deixam de ser um filtro seletivo – não adianta querer, é preciso ser querido –vale menos o leitor que você busca e mais aquele que acha você interessante...

 

 

Como esse escritor deve se preparar? Quais os principais passos que ele deve seguir na hora de escrever um livro? A quem ele deve pedir ajuda? Conte passo a passo como deve ser esse processo.

 

Antes de tudo, o escritor deve ser ambicioso, mas realista: querer escrever o primeiro livro e imaginar que ele vai ser o próximo Harry Potter é pedir para ficar frustrado. Para calibrar a distância entre ambição e realidade, é recomendável publicar um artigo numa revista, num site, num blog, etc. As reações vão indicar a divisória entre ainda expectativa ainda real e expectativa sem fundamento.

 

 

Os principais passos para o “escritor de primeira viagem” são:

 

1 - O ponto de partida é o exercício profundo da leitura; é ela que dá subsídios para que o autor encontre formas de expressar uma idéia; a linguagem é a “matéria-prima” da obra.

 

2 - Tenha uma hipótese a ser trabalhada de tal forma que chegue à sua conclusão; ou seja, saiba de antemão o que quer transmitir. Um autor, por definição, deve ter o que dizer. Todo livro tem que ter conteúdo, embasamento e finalidade. É assim que um autor conquista o leitor. É assim que o leitor se deixa envolver por um autor.

 

3 - Antes de começar a escrever o próprio texto, é primordial compor a disposição da obra: não poupe títulos, subtítulos, itens, etc. – quanto mais energia e tempo investirmos nesta fase, mais fácil e rápida a elaboração do texto, com a certeza de ter (sempre) começo, meio e fim.

 

 

Como ele deve fazer para conseguir uma editora? Como esse www escritor deve proceder para conseguir publicar seu livro? Como funciona o processo de publicação junto às editoras?

 

1 - Verifique em uma livraria de porte quais editoras publicam livros de gênero similar ao seu;

 

2 - Envie uma Proposta Editorial para aquelas editoras que você gostaria que publicassem o seu livro, seguindo as instruções peculiares de cada uma;

 

3 - Se depois de dois meses, você não tiver recebido nenhum tipo de resposta, escreva ou ligue para a pessoa a quem você mandou a sua Proposta Editorial.

 

4 - Caso a reação for positiva, negocie e feche o contrato de Editoração com a editora que oferece as condições mais competitivas;

 

5- Pense bem, espera-se da editora o trabalho de distribuição; se você quer e ela promete, certifique-se – antes de fechar o contrato!

 

 

Para evitar ilusões, é importante lembrar de dados empíricos que dizem:

  • De cada 100 Propostas Editoriais somente 10 são consideradas para publicação pelas Editoras;
  • Apenas 6 destas 10 são consideradas para um acordo de repartição de custeio;
  • Apenas 1 destas 10 pode contar com publicação gratuita – é o caso de autores de renome, de indicação forte e/ou assunto de interesse eminente da editora.

 

 

Quanto um escritor pode ganhar, em média?

Antes de tudo, é bom lembrar: escrever um livro, não significa ficar rico – salvas as exceções!

Nas editoras convencionais, os direitos são pagos na proporção de até 10% do preço da capa.

 

A maioria dos escritores não fica nem rica, nem famosa e praticamente nenhum escritor conhecido fez sucesso com o primeiro livro.

 

Além disso, deve importar menos “quanto um escritor pode ganhar” e mais “quanto um leitor pode ganhar” – na medida em que este último ganha, o escritor ganha também...

 

Vale a pena dar o primeiro passo – os grandes projetos a gente resolve, quebrando-os em pedaços...
 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !