A principal causa da mortalidade das empresas em fase inicial de desenvolvimento tem sido apontada como sendo o mau planejamento ou a ausência de um. 80% das micro e pequenas empresas quebram até o segundo ano, informa uma pesquisa do SEBRAE.
Portanto, o Plano de Negócios - PN pode ser considerado a principal ferramenta do Gestor Empreendedor.


Mas o que seria o PN?


Entre “n” definições sugiro definir um PN como um “documento que estrutura as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para avaliar a viabilidade da empresa a ser criada”.
Trata-se de prever como a empresa poderá crescer, em quais mercados, com quais produtos, com qual estrutura e com quais recursos.


Antes de começar uma empresa, elabore um plano que defina o negócio, suas metas e a quem ele atenderá. Este passo o colocará no caminho dos 20% de negócios que terão sucesso.


Quando fazer um PN?


Um PN costuma ser utilizado para as seguintes finalidades:


• Testar a viabilidade da idéia de um negócio;
• Orientar estratégia e operações de um negócio existente;
• Atrair recursos financeiros;
• Desenvolver a equipe de gestão.


Por onde se orientar ao montar o PN?


Existem “n” modelos gratuitos, onde se destaca o modelo de PN disponibilizado pelo SEBRAE que, a meu ver, é muito auto-explicativo e fácil de entender.


Como fazer um PN “vencedor”?


Lembre-se de que o foco é convencer (a equipe, os investidores, o banco, os fornecedores, ou até mesmo os clientes potenciais) de que o seu negócio é viável e  vantajoso para quem fizer parte do negócio.


Antecipe-se a perguntas que podem desafiar o seu projeto, tais como:


Sobre o Negócio: qual é o negócio (em poucas palavras!), quais produtos e/ou serviços serão oferecidos, para quem, quais as razões que levam a crer que serão procurados, por que as pessoas pagarão por esse serviço ou produto, quais são as oportunidades a explorar e qual o ponto de chegada dentro de 3 a 5 anos?


Sobre a Gestão: quem vai gerenciar o negócio, que competência e experiência essa(s) pessoa(s) têm, quantos colaboradores com quais qualificações precisará, quais suas atividades e remuneração e qual será a estrutura organizacional?


Sobre o Mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio e como vai distribuir seu produto?


Sobre as Finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo, em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e a faturar, quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais e garantias de empréstimo?


Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções propostas.
 

Plano de Negócios

 

 

A dificuldade principal é conseqüência da natureza dos planos de negócio: eles tratam de idéias ainda não realizadas, não podendo, assim, se basear em históricos ou em estatísticas. A solução é obter dados de organizações semelhantes, ou extrapolar a partir de outros dados, onde o desafio é fazer isso de maneira consistente, objetiva e, principalmente, convincente.


A elaboração de um plano de negócio sólido posicionará a sua empresa para o crescimento com rentabilidade – sustentável! Então por que abrir mão desta ferramenta, Gestor Empreendedor?!
 

Werner Kugelmeier

 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !