1 - Qual é a contextualização para uma Palestra de Gestão?

 

Práticas gerenciais tradicionais em xeque e vida curta de executivos caracterizam o mundo da Gestão Empresarial.

 

Todos os dias, começamos o nosso trabalho com apenas uma certeza: as organizações estão “condenadas” a se voltarem para a inovação.

 

É o momento onde o profissional deve calibrar o seu aprendizado rumo a uma carreira, à altura da sua ambição e competência.

 

Para oxigenar o desenvolvimento, indo além daquilo que a faculdade ensina e saindo da loucura do dia-a-dia, existe a solução Palestra de Gestão Empresarial.

 

Temas centrais que podem mudar o rumo da carreira, individual e corporativa, são:

 

 

  • Como alavancar a carreira empresarial
     
  • Como escolher seu Modelo de Gestão
     
  • Como gerar resultados superiores através de pessoas
     
  • Como lidar com a Diversidade Multicultural Corporativa
     
  • Como carimbar o passaporte “sem fronteiras”
     
  • Como gerenciar, mensurar e aumentar a lucratividade

     

2 - Por que uma Palestra de Gestão Empresarial?

 

Os estímulos recebidos em uma Palestra de Gestão Empresarial são fundamentais para que o profissional inicie, mantenha ou redirecione uma carreira promissora.

 

Existem constatações de alerta que podem servir de referência para “não cair do cavalo”:

“Mais de 50% das empresas está divulgando níveis crescentes de rotatividade e a taxa de sucesso, ou seja, o índice de retenção dos talentos não chega a 9%”.
(Revista QUALIMETRIA, edição 128, reproduzindo artigo do livro “Motivando as Pessoas que Fazem a Diferença” de Leigh Branham, vice-presidente de Serviços de Consultoria da Right Management Consultants, uma das maiores empresas de consultoria de recursos humanos do mundo)

 

“Na maioria dos casos de fracasso, que nós estimamos ser de 70%, o problema de fato não foi uma má estratégia. Foi uma má implementação”. ("Why CEOs Fail" - Ram Charan –  História de Capa da Revista FORTUNE MAGAZINE – Junho de 1999; RAM Charan, Consultor indiano em Governança Corporativa, é conhecido como especialista em estratégia empresarial, atuando como Conselheiro Executivo em companhias como GE, KLM, Bank of America, DuPont, Novartis e Home Depot).


“A contribuição do conhecimento puramente tecnológico significa apenas 5%da solução global para o êxito de um produto, enquanto que o conhecimento das técnicas empresariais contribui com 95% da solução global para o êxito de um produto”. (“Training the Trainers” – O ensino de empreendedorismo no Brasil: uma metodologia revolucionária (1999), Fernando Celso Dolabela Chagas César, uma das personalidades mais requisitadas no cenário do empreendedorismo, sendo autor de uma metodologia de formação de empreendedores).

 

“Estudo prevê que em 2030 as importações mundiais de manufaturas totalizem US$ 19,67 trilhões. Nesse cenário, o Brasil teria uma participação de apenas 0,9% ...Hoje a participação brasileira é de 1,1%”. (Publicado pela FGV e pela Consultoria Ernest & Young, através da BBC Brasil de 05/05/2009).

 

Qual é o denominador comum destas pesquisas? Ficou evidente que o “x” da questão é a inovação, seja para reter talentos, para sustentar lucratividade, para converter conhecimento em negócio ou para explorar oportunidades mercadológicas.

 

Uma Palestra de Gestão Empresarial estimula a sair da própria sombra e a enxergar além do conhecido.

 

 

3 - Quais estímulos uma Palestra de Gestão pode trazer para quais questões?

 

Faça um autodiagnóstico da sua Gestão Empresarial.

 

Para facilitar este exercício, relacionamos, em seguida, temas-chave onde justificamos o respectivo tópico, abordamos uma solução e o instigamos a se fazer algumas perguntas para realizar o seu autodiagnóstico.

 

Se você respondeu “NÃO” a alguma das perguntas, não hesite em contratar uma Palestra de Gestão Empresarial.

 

(1) Como conquistar e/ou manter uma Liderança de alto impacto

 

Por que é importante? A excelência na Gestão Empresarial requer líderes nos vários níveis da organização, comprometidos com suas equipes, com o resultado esperado e a superação de metas.

 

Qual a solução? Identificar objetivos da empresa e chegar num consenso quanto a fatores de sucesso como:
• A importância da execução de melhorias
• O papel da liderança no cerne de qualquer melhoria ou mudança
• Modelo de Desenvolvimento da Liderança.
• Sistemas de acompanhamento da performance
• Programa de sucessão

Pergunta: A Gestão Empresarial da sua Organização cultiva hábitos e desenvolvimento de liderança?

 

 

(2) Como lidar com a revolução de práticas gerenciais


Por que é importante? O Gestor Empresarial lida com seu dia-a-dia sem poder abrir mão das melhores práticas de gestão, ligadas a questões como:


•“Em qual guerra vamos entrar?”

• “Como vamos ganhar a guerra?”
• Qual modelo de gestão vamos adotar?
• Qual o perfil ideal das pessoas que devem fazer parte do time?
• Como abrir negócios no mercado externo?
• Como vamos explorar os recursos da TIC para monitorar o resultado?

 

Qual a solução? Elaborar um Mapa Estratégico que indica o caminho assertivo para o sucesso.

 

Pergunta: A sua empresa trabalha com um “mapa de guerra”?

 

 

(3) A Gestão Empresarial avançada com sua nova visão de criação de valor

 

Por que é importante? A Gestão Empresarial tradicional nem sempre consegue se enquadrar nos objetivos dos seus stakeholders – colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores.

Para poder atender às reais expectativas, a geração de valor deve fazer parte da agenda dos gestores.

 

Qual a solução?

Como solução, surgiu um modelo de Gestão Empresarial, baseado em processos e atividades voltados para a criação de valor para os stakeholders, denominado Gestão Baseada em Valor – GBV.

 

A ferramenta estimula os gestores e suas equipes a remarem na mesma direção: planejar, atuar e monitorar seguindo um processo executivo de seis fases, a partir das quais é possível identificar pontos de destruição de valor e oportunidades de criação de valor.

 

Pergunta: A Gestão Empresarial da sua Organização se baseia em uma noção clara e comunicada de um Modelo avançado de Gestão?

 

 

(4) Uma mudança de postura gerencial: o Intra-Empreendedorismo (intrapreneuring)

 

Por que é importante? Uma nova visão sobre o papel dos gestores incorpora a idéia de o gestor se tornando “dono do negócio”, mesmo atuando dentro da organização.

 

Qual a solução? Uma solução busca mudar o foco do gerente como ocupante de um cargo para o gestor que desenvolve o senso de propriedade de sua área de atuação.  Surge aí a figura do Intra-empreendedor (intrapreneur), aquele que sabe  se relacionar bem, não apenas com os membros de sua equipe, mas principalmente com outras entidades internas e externas da organização.

 

Ele estimula a criatividade, “vende” idéias novas, executa inovações e busca resultados superiores.

 

Pergunta: A Gestão Empresarial da sua Organização adota uma cultura de Intra-Empreendedorismo (intrapreneuring)?

 

 

(5) Como buscar resultado através de Pessoas

 

Por que é importante? O desenvolvimento organizacional inicia-se pela mobilização do potencial produtivo individual. Os profissionais devem ser desafiados a refletir sobre o próprio desempenho e receber feedback sobre suas potencialidades para construir, em conjunto, seu plano de carreira, o plano de carreira do time e, consequentemente, da organização..


Qual a solução? Uma solução mapeia o potencial produtivo para elaborar planos de desenvolvimento individual e programas de sucessão.

 

Pergunta: A Gestão Empresarial da sua organização consegue resultados superiores com o potencial produtivo das pessoas?

 

 

(6) Como reter Talentos

 

Por que é importante? As empresas estão oferecendo produtos cada vez mais parecidos e padronizados (commodities); consequentemente, a competitividade de uma organização está sendo colocada em xeque. Chegou a hora de as pessoas passarem a ser um diferencial decisivo.

 

A saída de talentos é muito custosa para uma organização, pois ele leva consigo toda a sua experiência e conhecimento.

 

Qual a solução? Ter clareza do que significa “Talento” para a empresa, entender o que os Talentos buscam na organização e garantir um ambiente de trabalho estimulante, dar espaço para que o talento possa aprender constantemente (“deixá-lo em paz”) e se expor a oportunidades de crescimento (“deixá-lo aparecer”).

 

Pergunta: A sua organização apóia a Gestão Empresarial em Talentos que conseguem resultados?

 

 

(7) Como reter Líderes

 

Por que é importante? O Líder deve ser capaz de potencializar o trabalho dos Talentos e lhes dar espaço para que possam crescer e expandir.

 

Qual a solução? Ter clareza do que significa “Líder” para a empresa, entender o que os Talentos buscam na organização e garantir um ambiente de trabalho estimulante, dar espaço para que o líder possa aprender constantemente (“deixá-lo em paz”) e se expor a oportunidades de crescimento (“deixá-lo aparecer”).

 

Pergunta: A sua organização apóia a Gestão Empresarial em Líderes que inspiram equipes?

 

 

(8) Como desenvolver Competências Essenciais

 

Por que é importante? Cada vez mais, as empresas se vêem distanciadas da comoditização dos seus produtos e/ou serviços. Competências essenciais são um conjunto de competências intelectuais e/ou tecnológicas, difíceis de imitar(!).

 

Qual a Solução? Mapear e/ou desenvolver competências, onde se identificam, descrevem, categorizam e priorizam as competências corporativas e profissionais, difíceis de imitar, e trabalhar as lacunas (gaps) entre as competências existentes e necessárias.

 

Pergunta: A sua Organização têm uma noção clara e compartilhada das “Competências Essenciais”?

 

 

(9) Como gerenciar estrategicamente para aumentar a Lucratividade


Por que é importante? O desafio empresarial consiste em identificar como ser diferente e em viabilizar a sua diferenciação para sustentar sua lucratividade.

 

Qual a solução? Uma solução implica em métodos como:
• Gerenciar a lucratividade do cliente e do canal de distribuição
• Gerenciar preço como aquilo que você negocia, não aquilo que acha que merece
• Equilibrar disciplina orçamentária e inovação disciplinada
• Gerenciar e mensurar a lucratividade

 

Pergunta: A Gestão Empresarial na sua Organização sabe ir além da Receita – para a Lucratividade sustentável?

 

 

(10) Como levar Marketing e Vendas a um www patamar

 

Por que é importante? As atividades de marketing e vendas devem estar apoiadas em uma forte orientação para o mercado e uma visão sistêmica do negócio, chegando a tal ponto que todos na empresa se sentem envolvidos com a criação de ofertas de valor e a entrega de serviço de valor para o cliente – assumindo o foco do cliente no lugar do foco no cliente.

 

Qual a solução? Fazem parte de uma solução elementos como:
• Propósitos para obter desempenho e lucratividade superiores
• Pessoas preparadas para superar turbulências
• Processos para vender em mercados em constante transformação
 
Pergunta:
A Gestão Empresarial da sua Organização sabe transformar a estratégia de Marketing em resultado de Venda?

 

(11) Como gerenciar Inovação e Mudanças

 

Por que é importante? A Inovação compreende produtos, serviços, processos e modelos de negócio. A inovação deve ser desenvolvida continuamente, oferecendo a base para a criação e sustentação das opções mais atrativas de negócios.

 

Qual a solução? Preparar os gestores por meio da educação e de ferramentas e ações que mudam a realidade da empresa e facilitam o seu dia-a-dia.

 

Pergunta: A Gestão Empresarial da sua Organização sabe lidar com Inovação e Mudança?

 

 

(12) Como gerenciar a Internacionalização

 

Por que é importante? Internacionalizar os negócios deixou de ser uma escolha, passando a ser condição de sobrevivência.

 

Qual a solução? Adequar o modelo de negócios e minimizar os custos de internacionalização.

 

Pergunta: A sua Organização está preparada para a Internacionalização do seu Negócio?

Não hesite em fazer um check up da sua realidade – seja ela como for, existem soluções...
 

Werner Kugelmeier


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !