Como facilitar sua Gestão Empresarial

 

Aplique o CANVAS
- juntando as peças e montando o seu modelo

 

Por que empresas precisam de um Modelo de Gestão Empresarial?

 

Pesquisas revelam que 45% da receita de uma organização
são gerados pelos melhores gestores da empresa.

 

Um dos maiores problemas para os gestores vem sendo a excessiva ocupação voltada para as operações do dia a dia, ou seja, menos orientada para a gestão executiva – voltada para resultado.

 

A pergunta aqui não é “Qual é o seu modelo de negócio?” e sim: “Qual o seu modelo de Gestão?”

 

Se você está sentindo a crescente pressão para que a geração de resultado se torne prioridade na sua agenda, sugerimos aplicar o Modelo de Gestão Empresarial - MGE; um modelo que é centrado em torno de forte liderança, metas agressivas, ações de impacto e altas expectativas de desempenho - um modelo que vai muito além dos números – para valorizar as pessoas, inspirando confiança e liberando potenciais.

 

O gestor empresarial capacitado faz toda a diferença

 

“Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite”
Peter Drucker

 

O objetivo desta matéria é mostrar como estimular a equipe a remar na mesma direção: planejar, atuar e gerar resultado de maneira a atrair e reter os seus stakeholders (colaborador - cliente - fornecedor/parceiro - comunidade - investidor).

 

Quando construir o seu MGE?

 

O momento certo ocorre no instante em que você decidir profissionalizar a sua gestão empresarial.

 

Qual é o ganho de um MGE?

 

Os ganhos principais são:

 

- Saber alinhar as ações chave da gestão empresarial.

- Saber otimizar a satisfação dos stakeholders.

 

Como facilitar o entendimento do seu MGE?

 

Para melhor visualização das possíveis soluções, usamos a metodologia avançada do CANVAS: uma ferramenta desenvolvida para organizar - numa linguagem comum, em uma única folha(!), ideias sobre como buscar resultados de impacto, através do preenchimento de um quadro com itens utilizando post-its - uma aplicação estruturada, prática, instigante, envolvente e lúdica para construir, alterar ou avaliar um Modelo de Gestão Empresarial.

 

Figura 1

 


 

Para melhor aproveitamento de soluções aplicamos a abordagem avançada do DESIGN THINKING (“pensar graficamente”), o qual facilita pensar e atuar “fora da nossa caixa” - de forma colaborativa - para gerar idéias (criatividade) e implantar idéias (inovação) a partir das necessidades reais dos stakeholders. 

 

Enfim, a aplicação do CANVAS e do DESIGN THINKING representam um jeito inspirador, prático e lúdico – portanto inovador – para modular sua gestão empresarial.

 

Além disso, ambas as abordagens, o CANVAS e o DESIGN THINKING, podem ser utilizadas em qualquer empreendimento, em qualquer segmento, de qualquer porte.

 

Qual é o alicerce do MGE?

 

O modelo está alicerçado em um conjunto de conceitos, usados, nacional e internacionalmente, que levam a práticas de sucesso, tanto em organizações líderes de Classe Mundial, como em médias e pequenas empresas nacionais.

 

Qual é o desenho do seu MGE?

 

Da mesma forma que um arquiteto desenha uma planta antes de construir uma casa, um gestor deve desenhar um Modelo de Gestão antes de iniciar a gestão.

 

Sugerimos um processo de (apenas) 6 passos para alinhar os elementos chave da gestão empresarial, a saber: Objetivo – Estratégia – Prioridades – Pessoas – Organização – Monitoramento.

 

Surgem assim as seis “vigas” do seu Modelo de Gestão Empresarial.

 

Figura 2

 

 

Como entender as “vigas” do MGE?

 

Recomendamos trabalhar com definições que provaram ser “inteligentes” para “n” situações.

 

> Objetivo: Crescer – com lucro – de forma sustentável

 

> Estratégia: Obter vantagem competitiva a partir da diferenciação

 

> Prioridades: Montar uma Agenda de Prioridades – de impacto

 

> Pessoas: Tornar se um Gestor cobiçado

 

> Organização: Desenhar uma Organização que aprende

 

> Monitoramento: Gerenciar resultado – com soluções de TIC

 

Figura 3 

 


 


Quais são os elementos de cada viga do seu MGE?

 

Cada viga é composta de elementos que facilitam o sucesso da sua gestão empresarial.

 

>Objetivo: Crescer – com lucro – de forma sustentável 

 

- O que queremos ser?
Exemplo: Ser a opção preferida para os nossos stakeholders

 

- Onde queremos chegar?
Exemplo: Líder no nosso segmento

 

Figura 4
 

 

 

 

 >Estratégia: Obter vantagem competitiva a partir da diferenciação

- Cenário: O que os stakeholders buscam?
Exemplo: Stakeholders buscam Parceria

 

- Proposta de Valor - em poucas palavras
Exemplo: Focar Pessoas, Clientes e Operações

 

- Análise SWOT

 

1 - O que facilita? (Oportunidades/Pontos Fortes)
Exemplos: Novos Mercados/Capacidade de Inovação

 

2 - O que restringe? (Ameaças/Pontos Fracos)
Exemplos: Novos concorrentes/Capacidade Gerencial

 

Figura 5

 

 

>Prioridades: Montar uma Agenda de Prioridades – de impacto
(que seja mais “to do list” e menos “wish list”)

 

Exemplos:

- Reter Talentos e Líderes
- Resolver Problemas do Cliente
- Desenvolver Fornecedor
- Respeitar Comunidade
- Remunerar Investidor

 

Figura 6
 

 

 

 

 >Pessoas: Tornar-se um Gestor cobiçado

 

O gestor que entende a importância das pessoas no resultado na hora de, por exemplo:

- Pensar estrategicamente
- Montar “to do list” de prioridades
- Desenvolver equipes competitivas
- Criar um clima produtivo

 

Figura 7

 

 

> Organização: Desenhar uma Organização que aprende, seguindo o processo de mudanças, com foco, por exemplo, em:

- Filtrar a informação
- Compartilhar o conhecimento
- Incentivar a criatividade
- Conduzir a inovação
- Mobilizar a mudança

 

Figura 8

 

 

 

>Monitoramento: Gerenciar resultado – com soluções de TIC

 

- Traduzir a estratégia em ação e resultado através de placares digitais envolventes - mais indicado: Balanced ScoreCard, olhando as perspectivas:

- Cliente
- Processo
- Aprendizado
- Finanças

 

Figura 9

 


 

 O que deve ser feito então?

 

- Monte o caso da sua realidade, preenchendo o quadro CANVAS

 

- Priorize cada item conforme o peso que você atribui a cada um deles

 

- Conecte os ítens de maior peso

 

Como resultado, você chega a um quadro que indica o caminho crítico da sua gestão empresarial, aquele que conecta os elementos de maior peso sobre o resultado esperado (duas bolinhas), como a imagem abaixo:

 

Figura 10

 

 

 

Mas não se esqueça: faça tudo junto com sua equipe - de maneira participativa e transparente.

 

No final de um período a ser definido por você, torna-se mais fácil realizar uma avaliação de desempenho, marcando os ítens do caminho crítico conforme o resultado (“alarmante” em vermelho, “crítico” em amarelo, “tudo bem” em verde). Com isso, você acaba de identificar os ítens que requerem uma ou mais ações corretivas a serem discutidas com sua equipe.

 

Figura 11

 

 

Em suma: o Modelo de Gestão Empresarial - Canvas é uma ferramenta estratégica, desenvolvida para facilitar o seu dia a dia.

 

Vide também publicação no Portal ADMINISTRADORES

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/como-facilitar-sua-gestao-empresarial-aplique-o-canvas-juntando-as-pecas-e-montando-o-seu-modelo/75623/

 

Quer experimentar? Baixe-o gratuitamente no site e comece a colocar em prática esta nova forma de gerenciar o seu negócio! 

 

http://www.wkprisma.com.br/treinamento-empresarial/educacao-corporativa/modulando-praticas-empresariais.html

 

 

 

 


 

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