Descubra a Inteligência do BUSINESS MODEL GENERATON CANVAS

 

O que é um Modelo de Negócios?

 

Podemos definir modelo de negócios como o desenho da gestão empresarial e como esta oferece valor aos seus stakeholders (colaboradores – clientes – fornecedores – comunidade – investidores), na busca de crescimento com lucro – de forma sustentável.


O que é o BUSINESS MODEL GENERATON CANVAS ?


O BUSINESS MODEL GENERATON CANVAS foi desenvolvido por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, voltado para inovação em modelos de negócios.

 

O Canvas é uma ferramenta estruturada, que descreve e visualiza como uma organização cria, produz e entrega produtos e serviços (soluções), usando o conhecimento e a criatividade (o capital intelectual) como principais recursos; é a aplicação lúdica de ideias de impacto.

 

Qual é a aplicação do Canvas?


A aplicação do Canvas consiste no uso de um painel, dividido em nove blocos que compõem o modelo de negócios, como mostra a figura abaixo.

 

Fonte: BIOLCHINI, Clarissa, PIMENTA, Marcelo e OROFINO, Maria Augusta et al. São Paulo, 2012 - Disponível em www.bmgenbrasil.com, Licença Creative Commons.


O objetivo do preenchimento do painel é extrair propostas de valor que resolvem problemas ou atendem necessidades dos clientes alvo, antes de partir para a formatação do produto ou serviço.

 

Como desenhar o seu modelo de negócio

 

O Canvas pode ser impresso num grande painel (framework), tamanho A0, ou ser desenhado em um quadro branco.
As equipes começam a esboçar e discutir os blocos do modelo de negócios da sua empresa, preenchendo o painel com post its (ou outros marcadores).

Quais são os nove blocos (nesta sequência!)

 

1 - Clientes alvo: Quais são os problemas, desejos e/ou ambições do nosso cliente, atual ou potencial?

 

2 - Proposta de Valor: Que problemas vamos resolver e/ou quais necessidades vamos atender?

 

3 – Canais: Por quais meios nosso cliente quer ser comunicado ou servido?

 

4 – Relacionamento: Que tipo de relacionamento nosso cliente espera que implantemos ou mantenhamos?

 

5 – Receita: Quanto nosso cliente está disposto a pagar por nossa oferta e como deve pagar?

 

6 – Recursos: De quais recursos precisamos para criar valor?

 

7 – Atividades: Quais atividades são necessárias para alto desempenho?

 

8 – Parceiros: O que parceiros podem fazer melhor e/ou mais barato do que nós?

 

9 – Custo: Quais são os custos embutidos nas nossas operações?

Qual é a dinâmica da montagem do Canvas

 

Fase 1 – Fixar o objetivo: preencher o Canvas com a definição resumida de cada componente.

 

Fase 2 – Realizar um brainstorming inicial para geração de ideias.

 

Fase 3 – Discutir e consolidar.


Conclusões


O objetivo do Canvas é descrever a grade padrão de um Modelo de Negócio; cabe a cada empresa preenchê-lo com sua realidade e ambição.

 

O Canvas facilita a inovação de produtos e serviços, através do estudo de seus nove blocos.

 

O Canvas abre espaço para divergir e convergir opiniões - não existe o certo ou errado.

 

O Canvas é um modelo de referência para descrever o modelo de negócio mais inteligente para sua empresa.

 

Enfim, o Canvas é um puzzle divertido e efetivo.

 

Se você tiver dúvidas, vamos bater um papo...

 

 

 

Como montar o seu jeito de fazer negócio

 

 

Descubra a inteligência do BUSINESS MODEL GENERATON CANVAS
 


 

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