Como maximizar a Lucratividade


Aplique o CANVAS
- juntando as peças e montando o seu modelo

 

Você está tentando aumentar a sua lucratividade? Aprender a lidar com o Balanced ScoreCard - BSC facilita esta tarefa.

 

O BSC é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas da atualidade: 50% das empresas brasileiras apontam seu uso bem sucedido (Fonte Revista HSM Management março-abril 2004).

 

O gestor atua como transformador da estratégia em ação e resultado, analisando, concluindo e agindo junto com sua equipe (BSC Manager).

 

O objetivo desta matéria é mostrar como aplicar o BSC como uma ferramenta lógica e amigável (“paixão gerencial”).

 

Quando construir o seu Modelo de Gestão de Resultado?

 

O momento certo ocorre no instante em que você decidir monitorar o desempenho de forma profissional – com apoio de soluções da TIC.

 

Qual é o ganho de Modelo de Gestão de Resultado?

 

Os ganhos são:

 

- Saber buscar resultados superiores, ou seja, melhores e/ou diferentes da concorrência.

 

- Saber envolver todos, em termos de “o que fazer”, “por que fazer” e “como fazer” no seu dia-a-dia.

 

- Saber metrificar e avaliar a transformação da estratégia em ações e resultados.

 

Como facilitar o entendimento o seu Modelo de Gestão de Resultado?

 

Para melhor visualização das possíveis soluções, usamos a metodologia avançada do CANVAS:uma ferramenta desenvolvida para organizar – numa linguagem comum, em uma única folha(!), ideias sobre como buscar resultados de impacto, através do preenchimento de um quadro com itens utilizando post-its -uma aplicação estruturada, prática, instigante, envolvente e lúdicapara construir, alterar ou avaliar um Modelo de Gestão de Resultado

 

Figura 1

 


 

Para melhor aproveitamento de soluções aplicamos a abordagem avançada do DESIGN THINKING (“pensar graficamente”), o qual facilita pensar e atuar “fora da nossa caixa” - de forma colaborativa - para gerar idéias (criatividade) e implantar idéias (inovação) a partir das necessidades reais dos stakeholders. 

 

 

Enfim, a aplicação do CANVAS e do DESIGN THINKING representam um jeito inspirador, prático e lúdico – portanto inovador – para modular sua gestão de resultado.
 

Além disso, ambas as abordagens, o CANVAS e o DESIGN THINKING, podem ser utilizadas em qualquer empreendimento, em qualquer segmento, de qualquer porte.

 

Qual é o alicerce do seu Modelo de Gestão de Resultado?

 

O Modelo está alicerçado em um conjunto de conceitos, usados, nacional e internacionalmente, que levam a práticas de sucesso, tanto em organizações líderes de Classe Mundial, como em médias e pequenas empresas nacionais.

 

Qual é o desenho do seu Modelo de Gestão de Resultado?

 

Da mesma forma que um arquiteto desenha uma planta antes de construir uma casa, um gestor deve desenhar um Modelo de Gestão antes de iniciar o monitoramento.

 

Sugerimos um processo de (apenas) 6 passos para alinhar os elementos da internacionalização de marketing e vendas, a saber: Objetivo – Estratégia – Prioridades – Pessoas – Organização – Monitoramento; surgem aqui as seis “vigas” do Modelo.

 

Figura 2

 


 

Como entender as “vigas” do seu Modelo de Gestão de Resultado?

 

Recomendamos trabalhar com definições que provaram ser “inteligentes” para “n” situações.

 

>Objetivo - Gerar (superar) os resultados esperados através do Balanced ScoreCard - BSC

 

>Estratégia - Profissionalizar a Gestão de Resultado

 

>Prioridades - Montar uma Agenda de Prioridades - de impacto

 

>Pessoas - Trabalhar com BSC Managers

 

>Organização – Implantar o BSC através de soluções de TIC

 

>Monitoramento - Proceder à avaliação “semáforo” de resultados

 

Figura 3

 

 

Quais são os elementos de cada viga do seu Modelo de Gestão de Resultado?

Cada viga é composta de elementos que facilitam o sucesso da sua gestão de resultado.

>Objetivo: Gerar (superar) os resultados esperados através do Balanced ScoreCard - BSC

 

- O que queremos
Exemplo:Transformar a Estratégia em Ação e Resultado

 

- Onde queremos chegar
Exemplo: Lucro maximizado e sustentável

 

Figura 4

 

 

>Estratégia: Profissionalizar a Gestão de Resultado

- Cenário:
Exemplo: Monitoramento desalinhado e fragmentado

 

- A Proposta de Valor - em poucas palavras:
Exemplo: Metrificar e avaliar a transformação da estratégia em ações e resultados

 

- Análise SWOT

 

1 - O que facilita? (Oportunidades/Pontos Fortes)
Exemplos: Novas Tecnologias/Capacidade Inovadora

 

2 - O que restringe? (Ameaças/Pontos Fracos)
Exemplos: Novos Requisitos/Capacidade Gerencial

 

Figura 5

 

 

 

 >Prioridades - Montar uma Agenda de Prioridades - de impacto
(que seja mais “to do list” e menos “wish list”)

 

Exemplos

- Desenvolver BSC Managers

- Customizar software

- Educar o Usuário

 

Figura 6

 

 


 >Pessoas - Trabalhar com BSC Managers

 

- Papel do BSC Manager
Exemplo: Envolver os colaboradores na identificação do caminho crítico

 

- Competência do BSC Manager
Exemplo: Fixar metas desafiadoras

 

Figura 7

 


 

>Organização – Implantar o BSC através de soluções de TIC 

 

- Por que fazer?
Exemplo: assegurar transparência

 

- O que fazer?
Exemplo: mapear necessidades e customizar software

 

- Até quando fazer?
Exemplo: final do ano xy

 

- Quem vai fazer?
Exemplo: MIS em conjunto com áreas envolvidas

 

- Quanto vai custar?
Exemplo: de acordo com exigências

 

Figura 8

 


 

>Monitoramento - Proceder à avaliação “semáforo” de resultados

 

- Cliente
- Processos
- Aprendizado
- Finanças

 

Figura 9

 

 

 

 O que deve ser feito então?

 

- Monte o caso da sua realidade, preenchendo o quadro CANVAS

 

- Priorize cada item conforme o peso que você atribui a cada um deles

 

- Conecte os itens de maior peso

 

Como resultado, você chega a um quadro que indica o caminho crítico da sua gestão de resultado, aquele que conecta os elementos de maior peso sobre o resultado esperado (duas bolinhas), como mostra a imagem abaixo:

 

Figura 10

 


 

Não esqueça: faço tudo junto com sua equipe!

 

No final de um período a ser definido por você, torna-se mais fácil realizar uma avaliação de desempenho, marcando os itens do caminho crítico conforme o resultado (“alarmante” em vermelho, “crítico” em amarelo, “tudo bem” em verde). Assim sendo, você acaba de identificar os itens que requerem uma ou mais ações corretivas a serem discutidas com sua equipe.

 

Figura 11

 

 

Em suma: o Modelo de Gestão de Resultado Canvas é uma ferramenta estratégica, desenvolvida para facilitar o processo de monitoramento.  

 

 

 

Quer experimentar? Baixe-o gratuitamente no site e comece a colocar em prática esta nova forma de gerenciar o seu negócio!

 

http://www.wkprisma.com.br/treinamento-empresarial/educacao-corporativa/modulando-praticas-empresariais.html

 

 

 

 


 

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