Um bate papo

 

1- O que é, tecnicamente, lucratividade?


Lucratividade indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas (foco: a comercialização da empresa).
Rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa (foco: o negócio da empresa).

 


2- Como o empresário ou seu gestor pode saber se sua empresa está sendo ou não lucrativa?

 

Calcular...

Lucro = resultado positivo após deduzir das vendas todos os custos e despesas.
 

1- Receita Bruta das Vendas 100.000,00
 
2- Custos das Vendas   50.000,00
 
3- Despesas Variáveis 10.000,00
 
4- Margem de Contribuição (1-2-3) 40.000,00
 
5- Despesas Fixas 30.000,00
 
6- Despesas Financeiras  2.000,00
 
7-  Lucro Líquido (4-5-6)  8.000,00
 
8- Lucratividade (7/1)           8%
 

 

 

- O lucro é necessário

  • para recuperar o capital investido,
  • para gerar liquidez,
  • para manter a empresa competitiva no mercado,
  • para remunerar investidores e colaboradores.

 

- Para sobreviver é preciso

  • manter os custos fixos baixos,
  • criar estruturas flexíveis,
  • fornecer serviços e produtos com qualidade,
  • praticar preços competitivos,
  • ter conhecimento profundo do mercado,
  • focar o cliente e a competitividade.

 

 

3- Quais os indicadores-chave que ele deve monitorar quanto à lucratividade?


O principal indicador é o levantamento dos custos.


Outros indicadores são:

 

  • Lucro dos serviços e produtos em relação ao faturamento
  • Custos fixos e variáveis em relação às receitas geradas
  • Margem de Contribuição de clientes, que mede o resultado obtido com a venda a cada cliente, após a subtração de todos os custos variáveis (Margem de Contribuição = Custos Fixos + Lucro). A Margem de Cobertura de clientes mede a capacidade que cada cliente possui de cobrir os custos fixos e gerar lucro.

 

É fundamental que os indicadores de desempenho estejam alinhados com a estratégia da empresa. Por isso, é preciso identificar o foco da empresa, o mercado-alvo, os clientes-chave e, principalmente, a metas.

 


4- Existe uma média desejável de lucratividade, ou um ponto de equilíbrio abaixo do qual a empresa deve evitar ficar ou permanecer?


A lucratividade esperada para as micro e pequenas empresas é de 5% a 10% sobre as vendas.
 

 

5- Caso detecte que a empresa não é lucrativa, que medidas podem/devem ser tomadas?

 

  • Aumentar as vendas em proporção maior que o aumento dos custos e despesas,
  • Reduzir os custos e despesas em proporção maior que a queda das vendas,
  • Reduzir os prazos de vendas,
  • Reduzir as despesas financeiras,
  • Aumentar o giro de estoque,
  • Reduzir os gastos fixos,
  • Reduzir as perdas com inadimplência,
  • Reduzir a necessidade de trabalhar com descontos de cheques e duplicatas.

 

 

6- Mesmo que seja lucrativa, quais as formas mais simples de melhorar a lucratividade?

 

  • Fazer novos investimentos em ativos fixos.

 

 

7- Quais as causas mais comuns da não-lucratividade? Quais os "antídotos" mais eficazes?

 

Falta de Planejamento Estratégico, Orçamentário e/ou Tributário com a respectiva execução e monitoramento; planejar evita fazer parte dos 80% de médias e pequenas empresas que quebram por falta de planejamento...

 

 

8- Existe uma destinação ideal para dar ao lucro apurado?

 

Depende da política e situação de cada empresa.

Opções são:

 

  • Dividir com colaboradores
  • Remunerar investidores
  • Reinvestir
  • Aplicar em ações

Werner Kugelmeier


 

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