Antes, o treinamento empresarial, ou melhor, a educação corporativa provinha, basicamente, da formação escolar ou de uma graduação acadêmica.

 

Grande parte das instituições de ensino continua, até hoje, a formar alunos acomodados no mundo “puro” dos conceitos, deixando de lhes apresentar, seja por hábito ou negligência, situações e cases do mundo “prático” da aplicação do aprendizado.

 

Um livro de administração, como material de apoio aos estudantes de administração, ou seja, para os futuros gestores, é de grande relevância, já que é portátil, não depende de conexão à rede elétrica nem com a internet. Assim, pode ser consultado a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Diferentemente de uma aula na faculdade de Administração, ele expõe de forma mais simples e metódica o lado prático do mundo empresarial, pois, na maioria das vezes, é escrito por profissionais com longa experiência em grandes organizações, onde fizeram a diferença. É, ainda, uma forma efetiva para o estudante se fundamentar melhor perante si mesmo: Estou escolhendo a carreira “certa”? Para compartilhar pensamentos e conceitos de forma mais explícita: Estou tirando as conclusões “certas”? Para se espelhar junto aos colegas: estou assimilando os aprendizados “certos”?

 

Gostaria de enfatizar aqui uma prática inteligente, que está ganhando cada vez mais espaço nas faculdades: atuar em uma Empresa Júnior.

 

As Empresas Juniors – EJ’s são criadas por alunos de graduação de uma instituição de ensino superior, p.ex., Administração de Empresas, Economia, Gestão de Negócios, Engenharia, etc.
O objetivo central das EJ’s é promover experiência de mercado aos alunos graduandos na instituição à qual elas estão vinculadas; em outras palavras, elas servem de ponte do “ainda acadêmico” para o “já prático”.


As EJ’s atendem principalmente o mercado de empresas que não têm acesso a consultoria sênior e/ou enfrentam dificuldades na gestão empresarial.

 

A fim de garantir um excelente aprendizado, todo o trabalho executado tem a orientação de um professor da respectiva área, visto que esses trabalhos são prestados como consultoria.
Alunos que passam por EJ’s contam com o diferencial competitivo de conhecer melhor o mercado, de ter experiência básica de trabalho empresarial e de saber lidar com práticas de gestão, ou seja, aquilo que as empresas buscam na contratação, em termos de desenvolvimento de competências empresariais do candidato, mas dificilmente acham.


Experiência mostra, que estas EJ´s também reconhecem a ajuda valiosa que os livros práticos podem ter em sua área de atuação.

 

Mas, voltando ao tema, por que um livro de administração é importante como material de apoio aos estudantes de administração?
 
1 - Num mercado de trabalho cada vez mais exigente, é primordial que os estudantes busquem diferenciar-se e fundamentar-se, como nunca antes, em termos de aprendizado; e um livro de administração, com práticas modernas de gestão, explícito, de leitura facilitada, baseado em vivências no mundo corporativo é, certamente, de grande valia;
 
2 - As empresas vêem a experiência em uma EJ como um ótimo diferencial, demonstrando, além do aprimoramento obtido pelo trabalho júnior, a pró-atividade do aluno, no sentido de antecipar situações e problemas que ele possa enfrentar quando colocado no mercado;

 

3 – O estudante ainda tem o direito de errar, mas a obrigação de “errar melhor” na próxima vez.

Nos três aspectos acima, o um livro de administração pode vedar contra surpresas na hora de provar: “eu sou possível”.

 

Onde o livro de administração pode ajudar? Em todos os campos onde uma EJ complementa a formação acadêmica de um estudante, proporcionando-lhe situações onde ele pode adquirir experiências no âmbito de:

 

  • Como administrar uma empresa na busca de rentabilidade
  • Como trabalhar em equipe para alcançar ou até superar metas 
  • Como participar em reuniões de trabalho para traduzir plano em ação
  • Como negociar com colaboradores, clientes, fornecedores e investidores
  • Como desenvolver atividades humanas, comerciais, industriais e financeiras
  • Como explorar recursos digitais na gestão do dia-a-dia

 

Surge aí o espaço para justificar a leitura de temas empresariais e a razão da leitura como sendo uma forma efetiva para se projetar no mercado com mais conforto e não sendo “apenas + 1”...
 

Werner Kugelmeier


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3308-7778
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !