WK PRISMA

 

A importância de um livro de administração para os Gestores e para a Gestão Empresarial

 

A gestão empresarial e, consequentemente, os gestores, estão expostos aos efeitos que o mundo corporativo atual provoca com sua interconexão sem fronteiras, chamada de globalização.


A globalização veio para ficar e nada será capaz de segurá-la. As empresas estão “condenadas” a ajustar suas práticas de gestão empresarial, seja no âmbito comportamental, gerencial ou tecnológico. Vale tudo desde que isto possibilite a manutenção ou melhoria de resultados.


Mais do que nunca tem razão o guru conceituado, Peter Senge, quando alerta que a empresa deve ser uma “Organização de Aprendizado (Learning Organization).


Antes a gente dizia: “vamos indo, devagar e sempre”; hoje dizemos: “vamos mudando, rápido – e sempre”.


Afinal estamos enfrentando um cenário onde as distâncias se reduziram “a zero”, onde negócios se movem “na velocidade da internet” e onde os stakeholders da empresa, isto é, os colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores, estão transitando do regional/pessoal para o internacional/profissional, tornando-se cada vez mais exigentes.


Existem muitas organizações que despertaram por esta contingência, mas não sabem como fazer diante do ritmo frenético que não permite uma reflexão sobre ferramentas que possam facilitar o dia-a-dia do gestor.


Os stakeholders mais importantes da empresa são seus colaboradores; o grande propulsor da gestão empresarial são os gestores. Um livro de administração para a gestão empresarial e/ou para os gestores contribui para multiplicar o potencial produtivo e, assim, maximizar o desempenho superior do gestor no seu dia-a-dia.


O despertar da aplicação dos conhecimentos, das dicas e dos aprendizados de um livro de administração convida a usar ousadia, inspiração e inovação com o intuito de participar ou até de antecipar as tendências do mundo da globalização dos negócios.


Um livro de administração, com estas características, ganha ainda mais importância na medida em que ele aborda assuntos que estão na moda, ou seja, todos que giram em torno da modernização e profissionalização da Gestão Empresarial.


Atualmente, entre as práticas mais valorizadas de gestão empresarial podemos citar:


• Gestão Baseada em Valor – GBV (Value Based Management – VBM), o modelo de gestão executiva que desmembra o processo gerencial em suas fases-chave como objetivo – estratégia – prioridade – pessoas – recursos – organização; monitoramento com foco na criação de valor para os stakeholders: a ferramenta para o Gestor Executivo com visão de negócio;


• Gestão de Capital Humano, que facilita para o gestor a tarefa de multiplicar o potencial produtivo do intra-empreendedor (intrapreneur) no seu time -o profissional que ousa em seus propósitos, inspira pessoas e promove o aprendizado e a  inovação organizacional e comportamental: a ferramenta para o Gestor Humano como educador corporativo;


• Gestão de Marketing, Comunicação e Vendas “de guerra” voltada para o mercado internacional, buscando aumentar a receita e lucratividade de forma sustentável, através do gestor intercultural e/ou Trader Internacional “go-to-market”:a ferramenta para o Gestor Comercial que sabe lidar com diversidade multicultural e incorporação da internacionalização nos negócios;


• Gestão de Resultado que explora os recursos da Tecnologia de Informação e de Comunicação – TIC, para facilitar o monitoramento completo, correto, explícito e em tempo real de resultados, através de ferramentas digitais como Balanced ScoreCard e Business Intelligence:a ferramenta para o Gestor piloto do seu negócio (cockpit manager).


Resta enfatizar que idéias como as colocadas em um livro administração devem ser questionadas, discutidas e melhoradas; nenhum autor conhece tudo. O que importa é desencadear uma mudança, seja ela lenta ou radical. Livros de administração não existem para servir de solução pronta, mas para estimular o gestor a participar ativamente das decisões na organização onde ele está inserido, tornando-se, assim, um agente de mudança efetivo de uma Organização de Aprendizado e não um mero refém da mudança; aliás, reclamar e pichar é fácil, mas o que é difícil e também o que realmente importa é agir e exigir de si próprio, antes de tudo, nem que seja só para cultivar o hábito de leitura! 
 

Werner Kugelmeier


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !