O enfoque multidisciplinar da Gestão Pública por Resultados implica no atributo “empreendedora”, aliado aos conhecimentos necessários para as ações assertivas, com vistas a atender aos anseios da sociedade e aos órgãos de controle.

 

Modernizar uma organização privada já é, administrativamente, uma tarefa difícil. Reformar uma organização pública tende a ser mais complexo e complicado, ainda mais considerando que estamos diante de um novo cenário onde a burocracia ortodoxa, tecnocrática e centralizada cede espaço a uma Gestão mais participativa com foco em temas como:

 

  • Orientação para o cidadão, com ênfase em qualidade do serviço e do atendimento das demandas
  • Flexibilização e simplificação burocráticas de procedimentos
  • Uso responsável de recursos disponíveis
  • Prestação de serviços públicos por meio de parcerias privadas
  • Gestão de pessoas baseada em novas competências, liderança e trabalho em equipe, bem como remuneração variável por desempenho
  • Proximidade ação-decisão

 

Quais são os principais problemas e desafios de uma Gestão Pública voltada para Resultado?

 

1 – Menos fragmentação (incoerência e inconsistência), mais integração
(coerência e consistência): uma questão de coordenação;

 

2 – Menos formulação errática de políticas difusas e soltas, mais elaboração de objetivos e estratégias compartilhadas e comprometedoras;

 

3 – Menos promessa de resultados, mais compromisso com resultados.

Surge aqui o Livro de Administração, menos como um “baú” de soluções prontas, mais como um banco de dicas.

 

Obviamente, os Livros de Administração não ambicionam servir de fonte exclusiva para enfrentar desafios, mas para oxigenar o Gestor com pensamentos e aprendizados neutros, na hora de “ajustar as velas” frente a tendências de impacto que vieram para ficar, como a questão de Gestão Pública orientada para Resultado.

 

É neste sentido que um Livro de Administração convida a embasar uma Gestão Pública em conceitos e práticas gerenciais, com lastro em um forte comprometimento de sua direção no sentido de querer que seus processos gerem o que se espera deles: resultado.


Para facilitar esta tarefa recomendo a prática “Gestão Baseada em Valor”, um modelo de gestão executiva que desmembra o processo gerencial em seis fases, que apresento em seguida, já adaptado para a Gestão Pública:


1 - Fixação de Objetivos, arrojados e mensuráveis, na busca permanente de melhoria da qualidade do serviço e atendimento para o cidadão.


2 – Elaboração de uma Estratégia em forma de uma rota comum que dá ênfase ao desenvolvimento comportamental, à responsabilidade fiscal e ao ganho de eficiência.


3 – Montagem de uma Agenda de Prioridades que formula ações pactuadas para alcançar melhores resultados organizacionais.


4 – Capacitação dos Gestores públicos que buscam habilidade e responsabilidade gerenciais para assegurar a implementação e efetividade das prioridades, seja na dimensão técnica no sentido de insumos, seja na dimensão relacional no sentido de sensibilizar os demais gestores e seus times para apoiar o engajamento em torno da causa pública no que se refere à redução de custos e ao aumento do bem-estar social, através de novas práticas, processos e/ou tecnologias.
 

5 – Desenho da Organização que desencadeia mecanismos de participação em diversos níveis de decisão e direcionam, com racionalidade, a aplicação dos recursos disponíveis, visando atingir determinadas metas, por meio das pessoas. Objetivo, Estratégia e Prioridades são disseminados em todas as áreas gerenciais e operacionais, de cima para baixo e de baixo para cima.


6 – Monitoramento que mensura o desempenho, analisa criticamente os resultados, sempre explorando os recursos da Tecnologia de Informação e de Comunicação.        


Segue aqui a figura do Modelo de Gestão Baseada em Valor para melhor visualização:


 

Modelo de Gestão Baseada em Valor

 

 

Quais seriam os resultados esperados? Imaginamos ganhos em eficiência de trabalho, aumento de produtividade, redução de custos e erros, diminuição de provisões orçamentárias, cumprimento da gestão fiscal com maior responsabilidade, ou seja, mais objetividade na aplicação dos nossos impostos. Como ganho maior, imagino mais transparência, credibilidade e participação na relação setor público e cidadão.

 

Que seja a idéia “Livro de Administração como Aliado da Gestão Pública” uma dica que facilita o dia-a-dia do Gestor Público numa missão enriquecedora para todos.
 

Werner Kugelmeier


 

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