A Gestão Escolar é exposta – como a Gestão Empresarial - à globalização dos mercados e ao desenvolvimento de novas práticas gerenciais e tecnológicas; uma tendência que criou a necessidade de dar um novo significado à organização escolar para que a escola seja sucedida nas duas frentes de atuação: (1) mais participativa ao lidar com os seus públicos-chave (stakeholders) que são professores, alunos, comunidade, mantenedores e governo; (2) mais eficiente no processo de formação do futuro cidadão.


Não é difícil imaginar o estreito vínculo entre os objetivos escolares e a produtividade empresarial, ou seja, a semelhança entre escola e empresa: o trabalho do professor e os elementos do processo educativo são os insumos; o grau de preparo do aluno para a competição na vida o indicador de desempenho.


Um livro de administração para a Gestão Escolar contribui para maximizar o desempenho do Gestor Escolar no seu dia-a-dia, partindo de premissas como:


A Gestão Escolar é sinônimo de administração de uma organização que persegue o alcance de determinados objetivos, onde ela destaca a figura do diretor, principalmente, como gestor do funcionamento da escola.


Um novo modelo de estrutura e dinâmica da Gestão Escolar, com um conteúdo eminentemente pragmático, implica na racionalização do trabalho escolar cotidiano para alcançar os resultados que se espera dela.


A “instituição escolar” venha a ser uma "empresa escolar"; portanto, é possível pensar a Gestão Escolar como um ambiente onde se deve alinhar metas, gestores e resultados.
O despertar da aplicação dos conhecimentos, das dicas e dos aprendizados de um livro convida a usar ousadia, inspiração e inovação com o intuito de participar ou até de antecipar as tendências do mundo da globalização do ensino.

 

O foco é maximizar a capacidade pedagógica de transmitir conhecimento e comportamento significativo, embasada em uma gestão administrativo-financeira sustentável.

 

Um livro de administração ganha relevância na medida em que ele aborda assuntos em torno da modernização e profissionalização da Gestão Escolar.

 

Como uma prática avançada de Gestão Escolar podemos citar a “Gestão Baseada em Valor”, um modelo de gestão executiva que desmembra o processo gerencial em suas fases elementares como:

 

  • Fixação de Objetivos – com seu conteúdo definido pelos órgãos centrais;
  • Elaboração de Estratégia(s) – elaborada(s) para lidar com a heterogeneidade das condições institucionais e sociais do conjunto da(s) escola(s);
  • Definição de Prioridades – com a montagem de uma Agenda
  • Identificação de Pessoas – com a distribuição das responsabilidades educacionais
  • Alocação de Recursos – materiais e financeiros
  • Desenho de Organização – com a delimitação dos espaços de poder de decisão
  • Método de Monitoramento – que explora os recursos da Tecnologia de Informação e de Comunicação

 

Modelo de gestão baseada em valor

Resta enfatizar que idéias como as colocadas em um livro devem ser questionadas, discutidas e melhoradas; nenhum autor conhece tudo. O que importa é desencadear um processo de aprendizado e de inovação, seja ele lento ou radical.

 

Livros não existem para servir de solução pronta, mas para estimular o gestor a participar ativamente das decisões na organização onde ele está inserido, tornando-se, assim, um agente efetivo de mudança de uma Organização de Aprendizado e não um mero refém da mudança.
 

Werner Kugelmeier


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !