Como manter as coisas estúpido e simples – “Beijo”

 

“Keep It Stupid and Simple - KISS“ (mantenha a coisa estúpido e simples) e também um trocadilho de "princípio do beijo" (em inglês “kiss”) é um princípio que defende que toda a complicação desnecessária seja evitada.


Inspirado nos pensamentos de Albert Einstein - "tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso" - e de Antoine de Saint-Exupéry -"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada para adicionar, mas quando não há mais nada que se possa retirar", o princípio “prega” que se junte peças pequenas para resolver um problema maior ou para modular tarefas mais complexas.


Mas se o jeito simples é o “certo”, por que complicamos? Em geral por pura falta de competência.

 

Vale lembrar que “simples” não é sinônimo de fácil.


No entanto, ser simples, não é simples. Confundir encobrindo, em vez de convencer de forma clara, é uma constante.


A geometria nos ensina que com apenas 2 pontos se tem uma reta. Reta esta que é a forma mais rápida de se chegar em qualquer lugar.


Ray Krock, fundador da rede McDonald´s, constantemente aplicava o conceito “KISS” aos seus colaboradores. Nada relacionado com “beijo”, mas com “KISS” – o sucesso dele é auto-explicativo – basta freqüentar um McDonalds – é tudo “estupidamente simples”.....


Em tempos de complexidade, de globalização e de sofisticação em tudo, a grande explicação para um dos maiores fenômenos do momento, o explosivo sucesso do Google, parece provar exatamente a inteligência a simplicidade.


Foi justamente no ambiente da modernidade complexa, como é a internet, que o Google conseguiu ser direto (simples) e óbvio (estúpido).


A lógica do algoritmo de busca que nos mostra em primeiro lugar os sites mais populares dentro da palavra que buscamos é absolutamente direto e óbvio – basta ser assertivo na sua escolha.

 

Em um universo de bilhões de sites, como classificar os resultados? Parece simples e estúpido usar a pré-seleção feita pelos próprios usuários.


No Google você busca e ele acha – e “só”...


Sem frescura, sem rodeio, incluindo o design que, segundo dizem, nasceu na incapacidade criativa de Larry e Sergei, fundadores da empresa, e acabou se tornando um grande diferencial de retenção na mente de tantos!


O Google nos alerta que em um mundo cada vez mais complexo e sofisticado, como p.ex. o mundo de negócios, que a capacidade de abstração para coisas simples, quase que óbvias, é um dos maiores diferenciais das empresas. Ser simples, ou melhor, ter a competência de ser simples, virou um diferencial fundamental de propósitos, pessoas, processos e produtos.


Então, porque não ser simples e estúpido, “beijando” – sempre...
 

Werner Kugelmeier


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !