Como Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM) se entende  uma Gestão Empresarial orientada para criar qualidade em todos os processos da empresa.

 

Um Livro de Administração estimula o Gestor a espelhar sua atuação em conhecimentos, aprendizados e dicas neutras que levam a um enriquecimento  benéfico quando a questão é modernizar, objetivar e racionalizar a Gestão da Qualidade.


Para facilitar a atuação da empresa neste sentido recomendo a prática “Gestão Baseada em Valor”, um modelo de gestão executiva que desmembra o processo gerencial em seis fases, que apresento em seguida, já adaptado para a Gestão da Qualidade:


1 - Fixação de Objetivos, coerentes e mensuráveis, na busca de melhoria da qualidade dos produtos e dos serviços ofertados pela organização.


2 – Elaboração de uma Estratégia que formula a postura empresarial e os princípios de ação relacionados à Qualidade. Nesse sentido, a organização discute, define e fixa o seu comprometimento e a respectiva estratégia da Qualidade.


3 – Montagem de uma Agenda de Prioridades que formula um plano de atuação para cumprir a estratégia da Qualidade. As ações de maior impacto sobre o resultado são claramente identificadas, estruturadas, documentadas e acompanhadas.


4 – Identificação e capacitação dos Gestores de Qualidade e seus times. Quanto mais a Gestão Empresarial busca o envolvimento das pessoas, melhor a contribuição de cada um para o todo através da sua disposição, competência e experiência.

 

5 – Desenho da Organização que desenvolve os mecanismos de apoio necessários para dar suporte às prioridades da Qualidade.  O Objetivo e a Estratégia da Qualidade da organização são disseminados em todas as áreas gerenciais e operacionais, de cima para baixo e de baixo para cima. O desenho “ideal” leva à incorporação da Gestão da Qualidade por todas as atividades da organização.


6 – Monitoramento que mensura o desempenho da Qualidade deve buscar a melhoria contínua. É fundamental saber localizar as melhorias e fazê-las conhecidas por todos. A exploração dos recursos da Tecnologia de Informação e de Comunicação facilita esta tarefa.


Segue aqui a figura do Modelo de Gestão Baseada em Valor para melhor visualização:


 

Modelo de Gestão Baseado em Valor

 

 

A Certificação da Qualidade reduz custos, aumenta a produtividade, melhora os processos continuamente, aumentando assim a competitividade na hora de conquistar ou manter mercados.

 

Entre os modelos existentes de Sistema da Qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000, com seus requisitos quanto à qualidade das práticas e dos processos empresariais, com o foco em maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos stakeholders (colaboradores, cliente, fornecedores, comunidade e investidores), que em seu conjunto de regras e conselhos proporcionam um melhor desempenho e uma maior competitividade.

 

Espero ter contribuído com a idéia do “Livro de Administração como Aliado do Gestor da Qualidade” para sair vencedor no processo de qualificação e certificação da Qualidade total.
 

Werner Kugelmeier


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !