Como fazer um Auto-diagnóstico da sua gestão empresarial

 

 

1. A empresa definiu claramente qual é o seu Negócio, como vai atuar no mercado (Missão), aonde quer chegar no futuro (Visão) e quais os princípios de comportamento dos seus colaboradores (Valores):
a) Não foram definidos.
b) Estão definidos, mas não estão escritos.
c) Estão escritos e compartilhados.
d) Estão escritos, divulgados e compreendidos.

 

 

 

2. Qual é o envolvimento dos Gestores com os colaboradores para compartilhar Objetivos, resultados e prioridades do negócio:
a) Não há nenhuma prática neste sentido.
b) São realizadas encontros raramente.
c) São realizadas encontros frequentemente.
d) São realizadas encontros freqüentemente e voltadas para resultado.

 

 

 

3. Quanto à definição de Estratégias (Caminhos escolhidos pela empresa para alcançar seus objetivos)
a) Não há definição de estratégias.
b) As estratégias são definidas com base em informações internas.
c) As estratégias são definidas com base em informações internas e externas.
d) O processo de definição de estratégias está sistematizado e considera informações internas e externas.

 

 

 

4. Quanto à existência de Indicadores de Desempenho da empresa:
a) Não há indicadores que permitam monitorar o desempenho da empresa.
b) São utilizados indicadores apenas para monitorar os resultados de Finanças (Custo, Receita, Lucro).
c) São utilizados indicadores para monitorar os resultados de Finanças e de Vendas (Prospecção, Atendimento).
d) São utilizados indicadores para monitorar os resultados de Finanças, de Vendas e de Processos (Flexibilidade, Produtividade).
e) São utilizados indicadores para monitorar os resultados de Finanças, de Vendas e de Processos e de Pessoas (Aprendizagem).
f) São utilizados indicadores para monitorar os resultados de Finanças, de Vendas e de Processos de Pessoas e de Meio Ambiente (Responsabilidade Sócio-Ambiental).

 

 

 

5. Quanto à definição de Metas (Quantificação de Objetivos):
a) Não existem metas definidas.
b) Existem metas definidas sem vinculação à indicadores.
c) Existem metas definidas para alguns indicadores.
d) Existem metas definidas para todos os indicadores.

 

 

6. Quanto à elaboração de Planos de Ação (o que deve ser feito, como fazer, quando será feito e o responsável) visando atingir as Metas:
a) Não existem planos de ação.
b) Existem planos de ação para algumas metas.
c) Existem planos de ação para a maioria das metas.
d) Existem planos de ação para todas as estratégias, com acompanhamento.

 

 

7. Quanto ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC para apoiar a avaliação de resultado, tomada de decisão e execução dos processos:
a) A empresa não utiliza informática como ferramenta de gestão.
b) A empresa usa informática para apoio às tarefas administrativas.
c) A empresa usa informática para apoio às tarefas administrativas, e está iniciando o uso para apoio aos processos de produção e/ou comercialização.
d) A empresa usa informática como sistema de gestão para apoio à avaliação de resultado, tomada de decisão e execução de processos de forma regular.

 

 

8. Gestão de Cliente quanto à avaliação da satisfação dos clientes:
a) Não existe nenhum meio.
b) Eventualmente são realizadas avaliações.
c) Freqüentemente são realizadas avaliações.
d) Freqüentemente e de forma sistematizada são realizadas avaliações.

 

 

9. Gestão de Processo quanto a sugestões para aumentar produtividade:
a) Não há meio sistematizado para receber as sugestões.
b) As sugestões são analisadas e, eventualmente, respondidas.
c) As sugestões são analisadas, respondidas e, eventualmente, implementadas.
d) As sugestões são analisadas, respondidas e implementadas (quando pertinente) de forma sistematizada.

 

 

10. Gestão de Pessoas quanto à treinamento:
a) Não são oferecidos treinamentos aos Colaboradores.
b) São oferecidos treinamentos para alguns Colaboradores.
c) São oferecidos treinamentos para a maioria dos Colaboradores.
d) São oferecidos treinamentos para todos os Colaboradores.

 

 

11. Gestão Ambiental quanto aos impactos negativos que os seus produtos/serviços e/ou atividades possam causar ao meio ambiente:
a) Não há identificação.
b) Os impactos estão identificados, mas não existem ações corretivas.
c) Os impactos estão identificados e existem ações corretivas.
d) Os impactos estão identificados e existem ações corretivas e preventivas.

 

 

12. Gestão Social quanto ao desenvolvimento de ações que demonstrem o comprometimento da empresa com a responsabilidade social (Compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável):
a) Não há práticas de apoio e promoção de ações.
b) São apoiadas ações sociais pontuais, não envolvendo efetivamente as pessoas da empresa
c) São apoiadas ações sociais rotineiras, mas não envolvem as pessoas da empresa.
d) São promovidas ações sociais, de forma sistemática e com a participação das pessoas da empresa.

 

 

13. Quanto à Gestão Financeira:
a) Não existem controles financeiros.
b) Existem controles financeiros, mas não há gerenciamento do fluxo de caixa.
c) Existem controles financeiros e a empresa gerencia seu fluxo de caixa, mas não há plano orçamentário para pelo menos 12 meses.
d) Existem controles financeiros, a empresa gerencia seu fluxo de caixa e existe plano orçamentário para pelo menos 12 meses.

 

 

14. Qual é a participação do Gestor principal da empresa em treinamentos
para aprimoramento dos conhecimentos em gestão, nos últimos três
anos:
a) Não participou de nenhum.
b) Participou uma vez.
c) Participa eventualmente (mais de uma e menos de três vezes).
d) Participa freqüentemente (mais de três vezes).

 

 

Envie-nos as suas respostas.

Os dados serão mantidos em sigilo, servindo apenas para viabilizar a indicação de uma solução em Gestão Empresarial sob medida!
 

Werner Kugelmeier

 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !