O conceito “Estratégia” é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial; no GOOGLE, a palavra de busca “Estratégia” leva a mais de 60 milhões de resultados!


O assunto “Estratégia de Gestão Empresarial” é vasto e polêmico, mas nem por isso tira o peso deste tópico.


Sob a conceituação de estratégia, qualquer que seja ela, destacam-se palavras que fazem parte do vocabulário do gestor moderno, tais como: posicionamento, competitividade, objetivos, desempenho, resultados, mudanças e similares.


O que significa “Estratégia de Gestão Empresarial”?


Presumindo que praticamente toda empresa deseja capitalizar em cima de uma vantagem competitiva, ela deve decidir qual é a sua e fazer com que a mesma seja percebida pelo seu público.


Por que buscar uma diferenciação? Ser "tudo para todos" significa que uma empresa não tem qualquer vantagem competitiva. Estratégia é criar uma posição única e valiosa. Ser diferente, ou seja, ocupar uma posição (ainda) não explorada e assumir uma postura de criar valor único para o mercado, é o primeiro ingrediente de um posicionamento estratégico.

 

Por que buscar a percepção pelo mercado? Demarcar uma posição única no mercado, percebida pelos potenciais stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores) assegura a atração dos mesmos e levanta barreiras contra a entrada de concorrentes.


Para que serve uma Estratégia de Gestão Empresarial?


Uma Estratégia de Gestão Empresarial serve para traçar caminhos que levam ao crescimento mercadológico e ao desenvolvimento organizacional. Ao traçar esses caminhos é bom lembrar da essência do sucesso empresarial, expressa nas duas dimensões“Crescimento e Rentabilidade”.
Logo, uma estratégia vencedora, para se tornar sustentável, traz intrinsicamente o critério da capacidade de inovação: adaptação à evolução mercadológoica e tecnológica, levando à geração contínua de novos processos, produtos e serviços.


Quais são os passos para a elaboração de uma “Estratégia de Gestão Empresarial”?

 

 

  • Definir o Negócio Central – atividade principal da empresa;
  • Definir a missão – por que a empresa existe;
  • Definir a visão – o que ela quer ser;
  • Definir Valores – em que ela acredita; 
  • Identificar ameaças no mercado atual e decidir como neutralizá-las;
  • Identificar oportunidades no mercado atual e decidir como explorá-las;
  • Identificar oportunidades em novos mercados e decidir como explorá-las;
  • Identificar forças da Organização e decidir como explorá-las;
  • Identificar fraquezas da Organização e decidir como neutralizá-las;
  • Definir um conjunto de competências e tecnologias, difíceis de serem imitadas;
  • Definir condições que asseguram a execução da estratégia.

 

Estratégia de Gestão Empresarial

 

 

Uma vez construída a “Estratégia de Gestão Empresarial”, antes de implementá-la, é preciso fazer um checklist de consistência, buscando respostas a perguntas como:

 

  • A estratégia cria vantagem competitiva?
  • A estratégia aproveita as oportunidades e minimiza as ameaças?
  • A estratégia potencializa as forças e anula as fraquezas?
  • A estratégia é conciliável com os recursos da empresa?
  • A estratégia é criativa e inovadora?


Após obter respostas “sim”, para se tornar viável e para garantir a sua execução, a estratégia deve promover o envolvimento e compromisso das pessoas envolvidas; ou seja, os gestores devem ser envolvidos na elaboração da estratégia e compartilhar a estratégia com seus times.


Em suma, ser “estratégico” de fato significa ir além do pensamento estratégico; é preciso trabalhar o coração da estratégia, ou seja, construir uma postura forte, interna e externa, permitindo que todos na organização possam atingir os seus objetivos, que, por sua vez, foram estabelecidos de tal forma que o cliente se sinta atraído para fazer negócio com a empresa; os pontos abordados acima servem para facilitar esta tarefa!
 

 

Werner Kugelmeier


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !