Na sua Edição de Agosto de 2010, a Revista “TRIFATTO”  publicou a artigo “EmpreSabilidade – como expandir com lucro” de Werner Kugelmeier.

 

Trifatto EmpreSabilidade

 

Como crescer e expandir com lucro
Alavancando a carreira da empresa – e a sua também

 

Toda empresa precisa produzir “números positivos”, diariamente, para pelo menos sobreviver. Mas o objetivo, via de regra, é muito maior: liderança – expressa em crescimento e expansão com rentabilidade, de forma sustentável.

 

Entretanto, por que muitas organizações não alcançam essa posição? Existe um conceito www e ainda pouco difundido, a “EmpreSabilidade”, que veio com o propósito de dinamizar a carreira da empresa.

 

O conceito de Empregabilidade vem sendo disseminado já faz um bom tempo, ao contrário de “EmpreSabilidade”.

 

Entende-se por Empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de competências, para buscar ou manter um emprego atrativo. A “EmpreSabilidade” é geralmente entendida como a capacidade da empresa de desenvolver as competências intelectuais e técnicas de seus colaboradores, para sustentar um posicionamento diferenciado no mercado.

 

Quero sugerir aqui que se enxergue o assunto “EmpreSabilidade” sob um prisma ampliado, ou seja, a capacidade da empresa de atrair e reter colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores, os chamados stakeholders - os grupos que lidam com a empresa no dia-a-dia e vice versa. É aqui que se invertem os polos: a pergunta não é (apenas) o que o profissional deve fazer para ser empregável, mas (também) o que a empresa precisa fazer para se tornar “empreSável”, perante o público acima, ou seja, para se tornar uma opção preferida para negócios; em outras palavras, para ser “empregada” pelos players acima.

 

Praticar a EmpreSabilidade implica em desenvolver relações produtivas com os  stakeholders. Esta postura gera, por sua vez, impulsos para que os respectivos públicos façam carreira - um aspecto frequentemente negligenciado.

 

No caso dos colaboradores, a empresa tem o papel de dar oportunidade para que possam transformar seus conhecimentos em ações e resultados, em troca de desempenho superior.

No caso dos clientes, a empresa deve oferecer mais (valor) e por menos (preço) do que o concorrente, em troca de lealdade.

 

No caso dos fornecedores, a empresa deve focar a regularidade de compra, o preço igual ao valor do produto e a pontualidade de pagamento, em troca de suprimento com qualidade “assegurada”.

No caso da comunidade, onde a empresa está inserida, convém que a empresa combine decisões empresariais, de cunho econômico-financeiro, com ações de responsabilidade sócio-ambiental, em troca de incentivos fiscais.

 

Atendendo aos públicos acima, da forma exposta, cria-se, naturalmente, condições para remunerar o investidor, em troca de aumento do seu investimento.

 

É aqui que se reinicia o ciclo de crescer e expandir com lucro, alavancando também a sua carreira - gestor atual ou futuro. Cabe lembrar aqui de uma frase de Everett Hale: “Sou apenas um, mas ainda sou pelo menos um. Eu não posso fazer tudo, mas ainda posso fazer algo. E só por que não posso fazer tudo, não deixarei de fazer o que posso fazer”.

 

Na medida em que esta prática se torna um hábito organizacional, a empresa passa a ser percebida, reconhecida e recompensada por ser diferente e não “apenas mais uma”.

 

É assim que se alcança o objetivo maior: crescer e expandir — com rentabilidade, de forma sustentável, em benefício de todos; ou seja, estamos falando de um verdadeiro jogo “ganha x ganha”.
 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !