Empreendedorismo no Brasil tem vida curta


Dados levantados junto à Junta Comercial do Estado de São Paulo e da Associação Comercial e Industrial de Campinas (JUCESP – ACIC) mostram que, em média, 270 empresas fecham suas portas, por ano, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). "Por ano, mais de quatro mil empreendimentos nas diversas áreas da Indústria, Comércio e Serviços são abertos na região, porém 7,0% encerram suas atividades antes de completarem um ano", afirma o economista da ACIC, Laerte Martins.

 

Por que as empresas não duram muito tempo? O Brasil é o 8º país mais empreendedor do mundo. Os dados são do Instituto Empreender  Endeavor, o qual verificou que, entre os anos de 1995 e 2000, empresas com menos de 100 funcionários criaram 95% dos novos empregos no Brasil. De cada 100 brasileiros adultos, 13,5 estão envolvidos em atividades empreendedoras. Mas ser um empreendedor no Brasil não é tarefa simples.

 

O país é líder absoluto nos quesitos impostos e burocracia tributária, além de contar com um sistema judiciário lento e caro. Estatísticas apontam que nos últimos anos foram lançadas, em média, 40 medidas tributárias por dia no país. Aqui, se gasta em média 152 dias para abrir uma empresa. Nos Estados Unidos, esse tempo é de 4 dias, de acordo com o Banco Mundial.

 

O empreendedor caracteriza-se por três diferenciais: ele ousa na hora de fixar objetivos e tomar iniciativas, envolve pessoas para buscar soluções criativas e inovadoras e move “montanhas” para atravessar a distância entre objetivo e resultado.


A Kienbaum Consulting, empresa alemã de consultoria de capital humano, presente em mais de 23 países, incluindo o Brasil, recentemente divulgou as características mais requisitadas para os executivos, em ordem de importância: visão estratégica, foco em resultados, gestão de pessoas, orientação para o cliente, comunicação eficaz e flexibilidade intercultural.

 

 

O empreendedorismo carrega todas essas características. Atividades empreendedoras são aquelas que exigem pessoas  com perfil visionário e inovador, grande capacidade de execução e liderança, coragem para assumir riscos, enfim, pessoas que desejam transformar sonhos em realizações, idéias em soluções e metas em resultado, nunca abandonando os valores éticos e o compromisso social.

 

 

Abrir um negócio é um sonho, mas também, muitas vezes, a única opção de trabalho que resta é ser empreendedor, desde que o negócio seja bem-sucedido. Se o empreendedor aspirante estiver preparado, tiver competência, habilidade e postura e estiver disposto a dar sempre tudo e o melhor de si, a probabilidade de fracasso do negócio é pequena.


O espírito empreendedor exige elevado grau de atração pelo desafio, autoconfiança, determinação, senso de urgência, objetividade, estabilidade emocional, autocontrole, realismo, preferência por ter autoridade e responsabilidades, capacidade analítica e boa saúde.

 

Apesar do empreendedorismo, da força de vontade e do desejo de ser bem-sucedidos, muitos empresários brasileiros não conseguem manter suas empresas abertas por muitos anos. Cerca de 48% dos novos negócios vão à falência nos três primeiros anos de operação. Cerca de 97% das falências acontecem principalmente pelo desconhecimento dos números reais da empresa, carga tributária excessiva e falta de entendimento da legislação.

 

A cultura e o clima econômico no país ainda não se prepararam para o empreendedorismo. Os empréstimos muitas vezes são feitos a custos e condições inviáveis. A falta de preparo e o baixo comprometimento dos colaboradores bem como a falta de estrutura e dos recursos necessários também se incluem na lista de obstáculos ao sucesso e sobrevivência das empresas.

 

Calcula-se que cerca de 90% do êxito nos negócios devem-se à aptidão e às relações humanas e criativas. As atividades acadêmicas respondem por apenas 10%. Não há mais como pensar em gordas margens de lucro ou em definir o preço ao bel prazer das empresas. O que define os custos é quanto o cliente está disposto a pagar. O real diferencial está na prestação de serviços, na credibilidade, no comportamento e comprometimento das pessoas – a marca inimitável. O empreendedor é integral, integrado e interativo, com tudo para se tornar ímpar.

 

O empreendedor de sucesso caracteriza-se por alguns distintivos, como conhecer profundamente o que faz e aprender, continuamente, aquilo que lhe falta; ter “visão helicóptero”, sempre visionando vários cenários alternativos: pior, provável e melhor; conseguir escolher entre várias alternativas com foco, decisão e responsabilidade; criar equipes, delegar, acreditar nos outros e obter resultado por meio de outros; liderar, definindo objetivos, direcionando esforços e dirigindo com harmonia a equipe x trabalho; persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente; imaginar-se sempre vencedor, mesmo diante de ameaças e obstáculos; ver "fracassos" como oportunidades de aprendizagem; não ficar parado reclamando ou criticando, mas arregaçar as mangas para chegar a uma solução.

 

Quais as características que uma empresa deve ter para não fazer parte das estatísticas acima?

 

Vamos partir da premissa de que a empresa é um ser vivo. Portanto, uma empresa de sucesso é composta de colaboradores que, uns mais, outros menos, mas todos têm um pouco do perfil do empreendedor de sucesso.

 

Se nós consensarmos que o somatório dos comportamentos individuais perfaz o comportamento organizacional, obteremos a engenharia de uma empresa de crescimento e expansão com lucratividade, de forma sustentável; ou seja, de empresas de vida longa.

 

Werner Kugelmeier

 


 

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