Dicas para facilitar o seu dia a dia

 


 

O que é gestão empresarial numa pequena empresa?

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-gestao-empresarial-numa-pequena-empresa/105605/

 

 

Time is Money – verdadeiro ou falso?

 

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/time-is-money-verdadeiro-ou-falso/105559/

 

 

Agregar valor – e agora?

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/agregar-valor-e-agora/105529/

 

 

Você conhece as 5 lições de Bill Gates? 

 

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/voce-conhece-as-5-licoes-de-bill-gates/105498/

 

 

Você conhece erros e acertos na gestão de projetos?

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/voce-conhece-erros-e-acertos-na-gestao-de-projetos/105474/

 

 

Você sabe gerenciar com suporte digital?

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/voce-sabe-gerenciar-com-suporte-digital/105433/

 

 

Você conhece as 7 vantagens do curso in company?

 

 

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/voce-conhece-as-7-vantagens-do-curso-in-company/105381/

 

 

Você sabe fazer um Diagnóstico da sua Gestão Empresarial?

 

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/voce-sabe-fazer-um-diagnostico-da-sua-gestao-empresarial/105356/

 

 

Você sabe quando a sua empresa precisa de uma consultoria empresarial?

 

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/voce-sabe-quando-a-sua-empresa-precisa-de-uma-consultoria-empresarial/105323/

 

 

 

Você não quer exercer “a profissão mais importante do futuro”
(Bill Gates)?

veja como

 

www.administradores.com.br/artigos/carreira/voce-nao-quer-exercer-a-profissao-mais-importante-do-futuro-como-diria-bill-gates/77411/

 

 


 

seja dono da sua carreira

 

veja como

 

www.administradores.com.br/artigos/carreira/7-passos-para-se-tornar-dono-da-sua-carreira/77361/

 

 


facilite sua negociação internacional

 

veja como

 

www.administradores.com.br/artigos/negocios/por-que-negociacoes-internacionais-falham/77266/ 

 


facilite a integração e o controle dos dados operacionais da sua empresa através do ERP

 

veja como

 

portalerp.com/estrategico/entry/blog-estrategico/erp-show-de-bola-na-gestao-empresarial-digital

 

 


facilite a sua gestão empresarial com suporte digital

 

veja como

 

portalerp.com/estrategico/entry/blog-estrategico/gestao-estrategica-com-suporte-digital

 


 

torne sua empresa empregável

 

veja aqui

 

www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-sua-empresa-e-empregavel/77102/

 


 

planeje 12 meses em 15 minutos

 

veja aqui

 

www.administradores.com.br/artigos/negocios/planeje-12-meses-em-15-minutos/76994/

 


porque ser louco pode ser inteligente?

 

veja aqui

 

www.administradores.com.br/artigos/negocios/tempos-loucos-requerem-gestores-loucos-use-o-canvas-4-0/76935/

 


 

 

ser quieto – e daí?

Você está seguindo Albert Einstein e Bill Gates...

 

veja aqui

 

www.administradores.com.br/artigos/carreira/ser-quieto-e-dai-voce-esta-seguindo-albert-einstein-e-bill-gates/76818/

 


que tal inspirar a sua carreira?

 

veja aqui

 

www.administradores.com.br/artigos/carreira/200-frases-com-1-proposito-inspirar-a-sua-carreira/76606/

 

 


que tal abrir as portas para o mundo - quer ver como?

 

veja aqui

 

www.administradores.com.br/artigos/carreira/voce-e-um-profissional-ainda-local-ou-ja-global-como-carimbar-seu-passaporte-sem-fronteiras/76729/

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise SWOT (SWOT Analysis) - Analisa a competitividade de uma organização, considerando variáveis como Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças; daí chamada também de “FOFA”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestão Empresarial - Processo de (apenas) 6 passos para alinhar Objetivo – Estratégia – Prioridades – Pessoas –Organização – Resultado, estimulando a equipe a remar na mesma direção: planejar, atuar e monitorar de maneira a otimizar resultado.
 

 

 

 

Inovação - Em uma empresa, inovar significa introduzir algo novo (por que não fazer) ou modificar substancialmente algo existente (fazer melhor o que já se fazia), gerando um impacto relevante sobre o resultado da empresa. 

 

Inteligência Competitiva - Alimenta os executivos com a inteligência sobre as atividades dos concorrentes, as preferências dos consumidores e as inovações tecnológicas do segmento onde atuam. A interpretação das informações permite às companhias explorar as oportunidades e contornar as ameaças.

 

Intranet – São redes internas exclusivas para a difusão da informação, no interior da empresa, entre os seus colaboradores.
Intraempreendedor (Intrapreneur ) – É o empreendedor que trabalha dentro(!) de uma organização, transformando ideias em ações para gerar soluções impactantes.

 

Key Performance Indicator (KPI) - Avalia o desempenho do negócio (p.ex., taxa de cancelamento de pedidos, taxa de horas de parada de equipamento, fator de capacidade líquida, retorno sobre investimento, custo da mão-de-obra, etc.).

 

Learning Organization (Organização que aprende) – São empresas gerenciadas de forma transparente, com gestores que divulgam aquilo que sabem, pedem ajuda quando não sabem e facilitam o aprendizado de seus liderados.

 

Líder – O líder tem seguidores (que empregam o seu talento na busca do resultado esperado), o chefe tem subordinados (que deixam de explorar seu potencial produtivo).

 

Lucratividade (profitability) – diferente de rentabilidade - Indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas. 

 

Lucro (Profit) - Existem os seguintes níveis: Lucro Bruto - diferença positiva de Receita menos Custo; Lucro Operacional - diferença positiva do lucro bruto e das despesas operacionais; Lucro não operacional - resultado positivo das receitas e despesas não operacionais; Lucro Líquido - diferença positiva do lucro bruto menos o lucro operacional e o não operacional e Lucro Econômico - diferença positiva entre lucro líquido e custo de capital.

 

Lucro Econômico (Economic Profit) - Uma medida de desempenho econômico que mais se aproxima do verdadeiro lucro real das organizações. O Lucro Econômico é o lucro operacional líquido menos o custo de oportunidade de todo o capital investido.

 

Networking – Estabelecer ou manter uma rede de contatos. Fazer networking costuma ser uma ótima forma de otimizar a base de seus relacionamentos e transformá-los em benefício mútuo - “não saia de um evento com menos de 5 cartões de visita”.

 

Planejamento Estratégico - Avalia o potencial total de um negócio, vinculando os objetivos e as ações para alcançá-los.
Plano de Marketing – Ferramenta que alinha diagnóstico de mercado - análise SWOT - objetivos de marketing -estratégia de marketing - marketing mix - previsão de vendas - orçamento de marketing – monitoramento de resultados.

 

Plano de Marketing – Ferramenta que alinha diagnóstico de mercado - análise SWOT - objetivos de marketing -estratégia de marketing - marketing mix - previsão de vendas - orçamento de marketing – monitoramento de resultados.

 

PME - É a sigla para pequenas e médias empresas. Uma pequena empresa possui de dez a 49 colaboradores; uma empresa média entre 50 e 249.

 

Preço - Valor traduzido em moeda. O valor percebido (!) pelo cliente é a base para formar o preço, não o custo de produção. O conceito de valor é fundamental para desenvolver uma estratégia de preço (Precificação - Pricing).

 

Produtividade - Relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

 

Rentabilidade (diferente de Lucratividade) - Indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa.

 

Retorno sobre Investimento (Return on Investment – ROI )– É um índice financeiro que mede o retorno de determinado investimento realizado e contabilizado em meses, nos quais ele será amortizado para, a partir daí, gerar lucro.

 

Talento – Expressão vinculada à vocação ou ao dom natural, à habilidade superior de se sair melhor do que a média, ao exercer atividades ou ao lidar com situações que requerem uma solução inovadora ou resultados superiores.

 

Teambuilding - Conscientização dos profissionais da importância e do porquê da necessidade do trabalho em equipe, através de promoção de maior motivação e entusiasmo nas pessoas para a realização de suas atividades diárias.

 

Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC - Conjunto de todas as atividades e soluções oriundas da designação de recursos computacionais para a geração e o uso da informação e comunicação. A TI está ancorada nos componentes hardware, software, netware e(!) peopleware.

 

Trainee - Cargo em uma empresa, em que o desenvolvimento profissional do colaborador, contratado na condição de recém formado, é incentivado através de um programa.

 

Workshop - Treinamento em grupo, de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa o aprendizado de novas práticas para o trabalho. 

 


  

 Faça carreira, mas sem desgaste

 

 

1 – Não fique debaixo da toca – abraçe a vida como sua oportunidade

 

Ler horóscopo ou apostar na loteca é perda de tempo – construir uma carreira é ganhar a vida

 

2 -Troque 10 palestras motivacionais por 1 sessão de conteúdo

 

Participe menos em eventos “show”, onde se fala sobre sucesso – após o evento isso vira uma bolha; procure pessoas que não somente pregam, mas ajudam a fazer – com contéudo, método, modelos e ferramentas – eles ajudam apanhar, aprender e avançar de fato (o “triple AAA”)

 

3 – Não tente abraçar o mundo

 

Defina (apenas) entre 3 a 5 metas – de impacto sobre o avanço da sua vida - para o ano 2014, lembrando que você e o seu tempo são um só.

 

4 – Seja rápido

 

Monte sua agenda de prioridades, desenvolva um senso de urgência e entrega seu produto ou serviço – antes que um outro o faça.

 

5 – Não venda nada

 

Troque a obsessão pela venda por uma energia de ofertar valor real para seu cliente; não faz o cliente engolir o produto “goela abaixo”; torne se o vendedor que diz: “é um produto bom para você, mas leve apenas se gostou e achar que vai resolver seu problema”.

 

6 – Não fique acessível 24 horas, 7 dias por semana

 

No mundo virtual, sim, seja acessível 24 horas, 7 dias por semana; no mundo presencial limite a sua presença para 10 horas durante nom máximo 6 dias por semana – o restante do tempo pertence a você, sua família, seus amigos etc; e não esqueça: você não está obrigado de deixar o seu celular ligado 24/7 a serviço do chefe – organizações modernas não querem mais o workaholic!.

 

7 – Preserve o bom humor

 

O bom humor abre portas para melhor lidar com você e para melhor lidar com as pessoas a seu redor; pratique alguma arte marcial como yoga; 30 minutos da manhã – 30 minutos no final do dia; o seu dia vai começar e terminar melhor.

 


 

Você quer alavancar a sua carreira?

clique aqui

 

http://pt.slideshare.net/wkprisma/modelo-de-gesto-voc-canvas

 

Divirta-se!

 


 

Você quer facilitar a sua gestão empresarial?

 

clique aqui

 

http://pt.slideshare.net/wkprisma/modelo-de-gestao-empresarial-mge-canvas?v=qf1&b=&from_search=1

 

Divirta-se!

 


  

Faça um Autodiagnóstico da sua Gestão Empresarial:  

 

1. Definição do Negócio Central e das Competências Centrais:
a) Não foram definidos.
b) Estão definidos, mas não estão escritos.
c) Estão escritos e compartilhados.
d) Estão escritos, compartilhados e compreendidos.

 

2. Definição de Objetivos, Estratégias e Prioridades:
a) Não há definição de Objetivos, Estratégias e Prioridades.
b) Objetivos, Estratégias e Prioridades são definidos com base em informações internas.
c) Objetivos, Estratégias e Prioridades são definidos com base em informações internas e externas.
d) O processo de definição de Objetivos, Estratégias e Prioridades considera informações internas e externas e está sistematizado.

 

3. Indicadores de Desempenho:
a) Não há indicadores.
b) São utilizados indicadores apenas para monitorar os resultados de Finanças (Custo, Receita e Lucro).
c) São utilizados indicadores para monitorar os resultados de Finanças e de Vendas (Prospecção e Atendimento).
d) São utilizados indicadores para monitorar os resultados de Finanças, de Vendas e de Processos (Flexibilidade e Produtividade).
e) São utilizados indicadores para monitorar os resultados de Finanças, de Vendas, de Processos e de Pessoas (Aprendizagem).

 

4. Fixação de Metas (Quantificação de Objetivos):
a) Não existem.
b) Existem metas definidas sem vinculação a indicadores.
c) Existem metas definidas para alguns indicadores.
d) Existem metas definidas para todos os indicadores.

 

5. Planos de Ação:
a) Não existem.
b) Existem planos de ação para algumas metas.
c) Existem planos de ação para a maioria das metas.
d) Existem planos de ação para todas as metas, com acompanhamento.

 

6. Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC para apoiar a tomada de decisão, execução dos processos e a avaliação de resultados:
a) A empresa não utiliza TIC como ferramenta de gestão.
b) A empresa usa TIC para apoio às tarefas administrativas.
c) A empresa usa TIC também para apoio aos processos de produção e/ou comercialização.
d) A empresa usa TIC como sistema de gestão para apoio à tomada de decisão, execução de processos e avaliação de resultado, de forma regular.

 

7. Gestão de Cliente quanto à avaliação da satisfação do cliente:
a) Não existe.
b) Eventualmente são realizadas avaliações.
c) Frequentemente são realizadas avaliações.
d) Frequentemente e de forma sistematizada são realizadas avaliações.

 

8. Gestão de Processo quanto a sugestões para aumentar produtividade:
a) Não existe.
b) As sugestões são analisadas e, eventualmente, respondidas.
c) As sugestões são analisadas, respondidas e, eventualmente, implantadas.
d) As sugestões são analisadas, respondidas e implantadas (quando pertinentes) de forma sistematizada.

 

9. Envolvimento dos Gestores com os colaboradores para compartilhar objetivos, prioridades do negócio e resultados:
a) Não existe.
b) Existe para compartilhar objetivos.
c) Existe para compartilhar também prioridades.
d) Existe para compartilhar também resultados.

 

10. Participação dos Gestores em treinamentos para aprimoramento da competência em Gestão Empresarial, nos últimos três anos:
a) Não participaram de nenhum.
b) Participaram uma vez.
c) Participam esporadicamente (mais de uma e menos de três vezes).
d) Participam frequentemente (mais de três vezes).

 

 

Se você decidiu aprimorar a sua Gestão Empresarial,
envie-nos as suas respostas

 

pelo e-mail wkprisma@wkprisma.com.br

 

ou

 

preencha o Formulário 
 

Os dados serão mantidos em sigilo, servindo apenas para viabilizar a indicação de uma Solução em Gestão Empresarial sob medida!
 

 


 

Planeje 12 Meses em 15 Minutos

 

Empresas sucedidas avaliam a transformação dos seus objetivos em resultados.

 

Nossas soluções facilitam este trabalho - aqui a sugestão do primeiro passo: preencha o questionário abaixo, o que significa gastar cerca de 15 minutos, que podem mudar o rumo da sua carreira empresarial, seja individual ou corporativa.

 

Respondendo ao questionário, você receberá uma indicação de conteúdo programático para sua realidade e expectativa.

Marque com “x” a resposta que mais se aproxima à sua realidade.

 

1 – Direção Corporativa
A direção corporativa para os próximos 12 meses será:
• Crescer mais de 10%
• Crescer entre 1% e 10%
• Não crescer
• Reduzir operações para ganhar mais foco

 

2 – Relacionamento com os stakeholders
O relacionamento da minha empresa vai ser mais intenso com:
• Colaboradores
• Clientes
• Fornecedores
• Comunidade
• Investidores

 

3 – Modelo de Gestão
No processo gerencial a maior dificuldade está relacionado a:
• Fixar Objetivos
• Elaborar Estratégias
• Estabelecer Prioridades
• Desenvolver Pessoal
• Desenvolver a Organização
• Monitorar Resultado

 

3.1 – Fixar Objetivos
Os principais objetivos de minha empresa nos próximos 12 meses são:
• Aumentar receita e/ou lucro
• Expandir participação de mercado/cliente
• Aprimorar processos
• Inovar/Mudar

 

3.2 – Elaborar Estratégia
Os principais focos na estratégia de minha empresa são:
• Negócio Central
• Competências Centrais
• Análise do Ambiente Externo (Ameaças/Oportunidades)
• Análise do Ambiente Interno (Pontos fortes/Pontos fracos)
• Fatores de Sucesso

 

3.3 - Estabelecer Prioridades
As principais prioridades em minha empresa são:
• Tornar-se líder no segmento
• Internacionalizar o negócio
• Diversificar o negócio
• Automatizar processos
• Trabalhar com os melhores
• Outras?

 

3.4 – Desenvolver Pessoal
As principais preocupações na Gestão de Pessoas em minha empresa são:
• Engajar todos para que tenham a postura de "donos do negócio"
• Ter pessoas com espírito "fazer acontecer"
• Desenvolver a atitude de quebrar paradigmas
• Saber lidar com a diversidade intercultural-internacional
• Transformar as equipes em times de alta performance
• Recrutar, desenvolver e reter talentos
• Estar entre as "Melhores Empresas para Trabalhar"
• Outros?

 

3.5 – Desenhar a Organização
Os principais desafios para a Gestão Organizacional em minha empresa são:
• Fazer com que todos entendam objetivos e estratégias da empresa
• Comprometer todos com as decisões estratégicas
• Desenvolver as competências para executar a estratégia
• Integrar as diversas áreas para criar sinergia
• Todos voltados para Lucratividade
• Dispor de TIC compatível e amigável
• Postura dos tecnólogos mais focada nos negócios
• Ter uma postura onde toda a empresa esteja voltada ao cliente
• Cultura de Empreendedorismo
• Outros?

 

3.6 –Monitorar Resultado
Os principais desafios para a execução da estratégia em minha empresa são:
• Fazer com que todos façam a sua parte para executar a estratégia
• Estabelecer e compartilhar objetivos
• Criar e compartilhar indicadores de desempenho
• Fixar e compartilhar metas (quantificação de objetivos)
• Elaborar e compartilhar Planos de Ação
• Fazer avaliações de desempeno de forma compartilhada
• Definir em conjunto medidas de correção
• Outros...

 

Se você decidiu aprimorar o seu Planejamento Estratégico
envie-nos as suas respostas

pelo e-mail:
wkprisma@wkprisma.com.br 

 

ou


preencha o
Formulário 
 

Os dados serão mantidos em sigilo, servindo apenas para viabilizar a indicação de uma Solução em Gestão Empresarial sob medida!

 


 

Avalie a sua empresa ou área

frente à uma autoavaliação de empresas,

indicando “os 10 valores comportamentais do desempenho excelente” 

 

1 - Todos consideram a produtividade como a principal moeda


2 - Todos são direcionados para a expansão e rentabilidade


3 - Todos os projetos e/ou inovações agregam valor


4 - Todos praticam a melhoria constante – apanhando/aprendendo


5 - Todos estão em guerra contra o desperdício


6 - Todos encaram a comunicação como prática normal


7 - Todos otimizam o retorno de investimento em treinamento


8 - Todos estão engajados para reverter desvios dos objetivos


9 - Todos agem como se fossem donos da empresa


10 - Todos ganham por resultados apresentados


“Tempos loucos exigem soluções loucas!”
Tom Peters

Se você quer mudar hábitos na sua Organização,
envie-nos as suas necessidades
pelo e-mail: wkprisma@wkprisma.com.br
ou
preencha o Formulário

Os dados serão mantidos em sigilo, servindo apenas para viabilizar a indicação de uma Solução em Gestão Empresarial sob medida!
 
 


 

 Se você quer mudar hábitos na sua Organização,
envie-nos as suas necessidades

 

pelo e-mail: wkprisma@wkprisma.com.br

ou
preencha o Formulário 
 

Os dados serão mantidos em sigilo, servindo apenas para viabilizar a indicação de uma Solução em Gestão Empresarial sob medida!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !