Opção estratégica para alcançar objetivos como desempenho financeiro sólido, produtividade e criatividade, a diversidade multicultural representa exigência do mercado.

 

Ao contar com pessoas que entendem diferentes desejos e necessidades de mercados, segmentos, nichos e clientes, as empresas podem e devem se aproveitar de raciocínios e estratégias que melhor atendam às demandas e levam o negócio a
resultados surpreendentes.

 

Uma equipe diversificada permite que a empresa aumente suas oportunidades de negócios e encontre soluções inovadoras.

 

Membros de grupo que pensam, sentem e agem parecido, tornam-se insulares em suas idéias (experimento na University of Michigan).

 

As corporações podem se aproveitar de raciocínios e estratégias diferentes que melhor atendem às respectivas demandas e fazer toda diferença. Times de futebol europeu já experimentaram casos de sucesso, a inclusão de jogadores brasileiros ou africanos no elenco.

 

Como já dizia o estrategista do impériochinês, Sun Tzu, em seu livro, A Arte da Guerra, “para se vencer uma guerra é preciso conhecer muito bem o inimigo”.

 

Por sua vez, equipes distintas pela diversidade são mais atraentes para talentos que chegam e ficam nas empresas, formando um ‘mix’ que traduz a contribuição de cada um, gerando uma sinergia que transcende o somatório de contribuições individuais: “1+1=3”.

 

As empresas brasileiras precisam reconhecer a realidade multiracial e intercultural que caracteriza a população do nosso país.

 

Diante de um cenário econômico cada vez mais exigente, é preciso que se invista e explore o potencial que a diversidade dessa população apresenta.

 

Reside aqui a oportunidade de compensar o chamado “custo Brasil” por “benefício Brasil”.

 

Analisado mais de dez países ao redor do mundo a regra chave para a diversidade intercultural é a combinação de postura global, pensamento internacional e ação local.

 

Ao negociar com um árabe saudita, por exemplo, todos os produtos que pretendam vender devem estar etiquetados no idioma árabe, quando destinados à exportação. A língua árabe representa o símbolo principal. Atos como cruzar as pernas não são bem vistos, pois mostrar a sola do sapato que está usando representa um insulto no país.

 

Cingapura é excelente porta de entrada para o resto da região Ásia-Pacífico. O ponto crucial neste país são as negociações de contratos e a nomeação de agentes.

 

Já com o australiano, é importante entender que no país os sindicatos, a união de classes e a defesa do consumidor regulam intensamente a atividade empresarial, fazendo com que todos estejam ligados a seus deveres e obrigações.

 

Já nos EUA apenas o inglês, profissionalismo e agilidade podem não ser suficientes.

 

É importante ter em mente que os assuntos têm que ser tratados de maneira
direta e sincera.

 

Não tem como pensar em fazer sucesso no exterior sem levar em consideração a diversidade multicultural.

 

Para negociar com sucesso em e com diferentes culturas, aqui algumas dicas:

 

 

  • Estude História, Geografia e Etnologia,
     
  • Seja amigo de idiomas (pense em mandarim!),
     
  • Aproveite oportunidades de viagens internacionais (viagens em baixa estação para EUA ou Europa podem ser mais baratas do que viagens em alta estação para o Nordeste,
     
  • Misture-se com a população local e mantenha contatos pós-viagem (pense em
    intercâmbio família x família, para otimizar a adaptação a novas culturas e
    costumes e criar wwws círculos de amigos); não hesite em casar com um parceiro
    de um outro continente....
     
  • Na empresa, compartilhe o aprendizado em outras culturas com o time, colegas e superiores,
     
  • Negocie com a empresa uma ajuda de custo para uma pós-graduação nos exterior, convencendo que você vai reverter o ganho para ela mesmo,
     
  • Quando à frente de uma empresa, unidade de negócios ou área, dê voz às
    pessoas de culturas diferentes, na formulação de Visão, Missão e Valores e
    aproveite a participação de pessoas com visão e/ou vivência multicultural, na formatação de um modelo de gestão multicultural.
     

Experimente – vale a pena!
 

Werner Kugelmeier


 

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