como se destacar no mercado de trabalho

 

 

O mercado está seletivo, como nunca antes. “Por que você acredita que possa resolver problemas na nossa empresa?” Goste você ou não, esta pergunta costuma ser feita na hora da entrevista de seleção.

 

O diploma de um curso superior já foi garantia de emprego; hoje não é mais. Pensar que, após se formar em uma especialidade, você não precisa mais estudar é enterro da carreira profissional.

 

Hoje precisamos estar sempre adquirindo wwws conhecimentos, atualizando-nos constantemente, para evitar uma ferrugem mental precoce.

 

Estamos vivendo, atualmente, na "era da cadeia de dados: informação –conhecimento – compreensão e aplicação, a uma “velocidade da internet”.

 

 

Já não basta mais sermos especialistas em uma determinada área, quer seja Administração de Empresa ou Economia, Direito ou Informática, para citar apenas algumas. Para contribuir com soluções assertivas, precisamos enxergar a Gestão Empreendedora, a Empresarial e a Inovadora. Não é recomendável atuar por mais de 2 anos na mesma área, como Planejamento Estratégico, Capital Humano, Marketing/Vendas, Suprimentos, Manufatura, Finanças, Informática, etc. Para gerar resultados de impacto se faz necessário entender o negócio, ou seja, lidar com todos os aspectos relacionados com a Gestão Empresarial.

 

 

Estamos na era da internacionalização com sua oportunidade ímpar de pensarmos, sentirmos e agirmos como agentes de diversidade multicultural, o que, por sua vez, exige de nós o aprendizado de um terceiro idioma (após o inglês e o espanhol ou talvez o alemão, o mandarim não seria uma má escolha). Temos que estar abertos a aceitar e conviver com pessoas de diferentes raças, mentalidades e hábitos, bem como ser amigos do trabalho em equipes heterogêneas, sob os aspectos de conhecimento, experiência e conduta, sabendo comunicar, ouvir e conduzir.

 

A única maneira de dominar essas competências (entendidas como uma combinação de conhecimento, habilidade, atitude, postura e ação) é através do aprendizado contínuo (o e-learning ajuda), da pressão permanente (até o limite do estresse contraprodutivo) e da exposição a tarefas nunca antes imaginadas (falar em público, apresentar idéias inovadoras, por exemplo).

 

A gente não é pago para trabalhar oito horas na empresa, mas para sempre gerar resultados (igual ou acima da meta).

 

Não é por acaso que a China não sai das manchetes, com suas notícias de investimentos maciços e taxas de crescimento sustentável. É lá que se presencia a aplicação dos 3 D’s orientais: Dedicação, Disciplina e Diligência. Quem observa o profissional chinês em ação, não precisa qualquer explicação complementar, para entender melhor porque o chamado “milagre” chinês é nada mais, nada menos do que um seguimento lógico da transformação dos 3 D’s em resultado. Em outras palavras, não estamos falando de mágica nem de regras fixas; tratam-se apenas de dicas de um caso de sucesso. Para se destacar no mercado de trabalho, basta começar com esta postura.

 

Como todo mundo, você quer evoluir, crescer, ser promovido e expandir. É natural que venha a ocupar, com o passar do tempo, um cargo de gerência. Quem sabe, um dia, chegue a diretor, depois vice-presidente e, por que não, presidente. Não importa o cargo de gestor que você ocupa, é fundamental dominar práticas gerenciais. A melhor forma para testar o seu potencial de gestor é lidar com projetos ou equipes; seja menos reativo e mais pró-ativo, candidatando-se ou se fazendo lembrado para essas atribuições.

 

É mais do que normal que, sendo sua primeira função, você seja alocado para executar tarefas operacionais. Os 3 D’s mencionados acima - Dedicação, Disciplina e Diligência, combinados com comprometimento e boas relações interpessoais, comandam de agora em diante a sua carreira.

Pouco interessa o que você tenha feito até então; conta muito mais o que você está fazendo agora como sua contribuição para gerar os resultados esperados pela empresa.

 

Contam pontos, já na hora da seleção, se você comprovar sua participação em atividades de voluntariado, evidenciando uma responsabilidade sócio-ambiental e a capacidade de lidar com metas dispondo de recursos escassos.

 

Manter sempre a ética profissional, ficar atento às oportunidades e ter iniciativa para o autodesenvolvimento, a cada dia, alavancam mais o seu potencial para se destacar no mercado.

 

Acima de tudo, é preciso fazer aquilo que faz com paixão, encurtando, assim, a distância entre o objetivo e a realização, ajudando a superar os obstáculos e absorvendo os desafios impactantes.

 

Como diz o ditado, onde tem vontade, tem caminho. Quem acredita naquilo que acredita perde o medo de superar e multiplicar o seu potencial produtivo, que, via de regra, o ser humano não explora mais do que 20%.

 

Ter a humildade de se espelhar em uma pessoa de referência, bem-sucedida na vida profissional, é um forte propulsor para jamais se acomodar na zona de conforto. Como disse Alvin Toffler: “Nada mais perigoso do que o sucesso de ontem”. Grandes Homens e grandes Mulheres costumam admitir terem sido inspirados e movidos por ídolos, que não perguntam o que outros podem fazer pela gente, mas o que a gente pode fazer pelos outros.

 

“Como se destacar no mercado de trabalho?”  - Uma missão possível na medida em que acreditar que você é possível.
 

Werner Kugelmeier

 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !