Tenha em mente a seriedade nos negócios e no trato pessoal dos interlocutores daquele país. É preferível o contato pessoal à troca de correspondências, utilizada apenas em contatos iniciais e nunca para concretizar negócios. Eles valorizam a apresentação, argumentação e a ilustração presencial.

 

A exemplo do Brasil, as apresentações são sempre precedidas de expressões como “mucho gusto”. Não se inicia uma reunião já tratando de negócios, pois os mexicanos gostam de conversar mais sobre outros assuntos, exceto religião e política. A aparente perda de tempo justifica-se pelo interesse mexicano em conhecer melhor as pessoas com as quais negociam. A maneira de vestir e o tratamento serão sempre formais. O uso das expressões “Señor”, “Señora” ou “Señorita” é tão importante quanto à imagem que se passa.

 

Com a adesão do México ao NAFTA e, conseqüentemente, o aumento do comércio intra-regional, muitos costumes americanos e canadenses foram absorvidos pelos mexicanos. O antigo e impensável hábito de ser pontual foi um deles, ainda que possam ocorrer alguns atrasos. As conversações podem transcorrer em uma mistura dos idiomas português e espanhol, mas os executivos, em geral, falam inglês.
 


 

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