Como seguir o “pipeline”

 

Você tem planos para seguir ma carreira executiva? Você está no meio da sua carreira e quer alavanca-la?

 

Seguem aqui algumas dicas, esclarecendo desafios e fatores de sucesso para cada etapa nesta trajetória.

 

A abordagem serve tanto para aqueles que querem seguir carreira quanto para aqueles que querem preparar outros para a carreira executiva.

 

Nos últimos anos, as Pessoas tornaram se o fator mais importante para o sucesso de uma organização, como confirma recente publicação do JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO de 03.07.2013, sob o título “Temas mais importantes na agenda do CEO”:
1º Gestão de Pessoas
2º Marketing
3º Planejamento
4º Vendas
5º Financeiro

 

Produtos e serviços podem ser copiados e reproduzidos; inteligência e competência de Pessoas não.

 

Gente com conhecimento amplo e profundo sobre o mundo dos negócios, visão internacional de negócio e agilidade na transformação de objetivos em ação e resultado é o que realmente faz a diferença.

 

Se pessoas são tão vitais, não é difícil entender por que as organizações buscam “estrelas” – atraindo, desenvolvendo e retendo-as, seja em que nível de gestão.

 

Para aproveitar o potencial de “estralas” é preciso identificar os requisitos nas diversas posições de gestão empresarial, a serem ocupadas por lideres talentos.

 

Ram Charan, Stephen J. Drotter e Jim Noel desenvolveram um modelo em seis passagens para entender as exigências de liderança necessárias em uma organização inteira, chamado “Encruzilhadas Críticas de Carreira” ( The Leadership Pipeline – How to Build the Leadership-Powered Company).

 

Passagem 1: de gerenciar a si mesmo para gerenciar outros

 

Colaboradores novos e jovens geralmente passam seus primeiros anos numa organização como colaboradores individuais.

 

Quando eles produzem bons resultados, normalmente recebem responsabilidades adicionais.

 

Quando demonstram aprimoram e ampliam suas competências, contribuindo com trabalhos mais complexos, e aderem aos valores da companhia, freqüentemente são promovidos a gerência.

 

Quais são os fatores de sucesso ao gerenciar outros?

 

1 - Em vez de executar o trabalho faça com que o trabalho seja realizado pelos outros.

 

2 - Aprender a valorizar o trabalho gerencial, ocupando seu espaço com mais autonomia e responsabilidade.

 

Passagem 2: de gerenciar os outros para gerenciar gerentes

 

Neste nível, os gerentes precisam se orientar para questões mais amplas que afetam o negócio da sua área, tais como objetivo, estratégia, prioridades, pessoas, recursos, organização e monitoramento de resultado.

 

Muito importante, eles devem saber montar seu time: selecionar pessoas, delegar tarefas de liderança e mensurar seu progresso como gerentes; onde for cabível, treiná-las.

 

Quais são os fatores de sucesso ao gerenciar gerentes?

 

1 – Ajudar os gerentes superar resistência ou medo ao assumir a posição de gerente .

 

2 – Lidar com o ciclo de instrução–desempenho–feedback com seu seus gerentes.

 

Passagem 3: de gerenciar gerentes para gerenciar uma função

 

Ao lidar com dois níveis de gerência, é preciso desenvolver novas habilidades de comunicação.

 

Gerentes operacionais (passagem 1) devem gerenciar algumas áreas com as quais talvez não têm familiaridade; eles precisam não só se empenhar para compreender esse trabalho novo como também aprender a lidar com o peso do cargo.

 

Ao mesmo tempo, eles se reportam a gerentes gerais multifuncionais; ou seja, eles devem lidar com assuntos menos operacionais, mais estratégicos da sua área.

 

O trabalho em equipe com outros gerentes e a competição por recursos, baseada em necessidades do negócio da área, são duas grandes habilidades que eles precisam aprender.

 

Quais são os fatores de sucesso para gerenciar uma função?

 

1 – Maior maturidade gerencial, pensando e agindo mais como gestor operacional do que como membro operacional.

 

2 - Criação de uma vantagem competitiva - sustentável.

 

Passagem 4: de gerente operacional a gerente de negócios

 

Neste nível, gerentes de negócios possuem autonomia significativa e são responsáveis pelos resultados financeiros da empresa.

 

Qual é o fatores de sucesso para gerenciar um negócio?

 

Saber atingir resultado hoje (crescimento, lucro) e, ao mesmo tempo, planejar três a cinco anos.

 

Passagem 5: de gerente de negócios a gerente de grupo

 

Aqui falamos de um gerente de grupo que valoriza o sucesso dos outros, inspirando e apoiando os gerentes de negócio que se reportam a ele.

 

Quais são os fatores de sucesso para gerenciar um grupo?

 

1 - Desenvolver gerentes de negócios e avaliar se eles têm as competências para gerenciar múltiplos negócios

 

2 - Saber tomar decisões estratégicas e enfrentar riscos

 

Passagem 6: de gerente de grupo a gerente de empresa

 

Quando o pipeline de gestão executiva fica obstruído no topo, todos os níveis de gestão sofrem.

 

Quais são os fatores de sucesso para gerenciar uma empresa?

 

1 – Compreender profundamente o negócios global da organização e como ela funciona.

 

2 – Saber lidar com os stakeholders da organização (colaboradores – clientes – fornecedores – comunidade – investidores)

3 - Definir uma direção visionária que atende as expectativas dos stakeholders e desenvolver sistemas operacionais para alcançar um desempenho à altura dos resultados esperados.

 

4 – Montar um colegiado ambicioso e realizador.

 

Nesse sentido, desenvolver um pipeline de gestão executiva facilita:

 

1) Estruturar um processo de desenvolvimento de gestores em todos os níveis;

 

2) Garantir que o gestor “certo” trabalha no nível “certo”;

 

3) Direcionar o desenvolvimento dos gestores baseado em critérios claros e compartilhados, sempre com foco nas competências em cada nível de gestão.

 

4) Planejar a sucessão de gestores


Em outras palavras, nesse modelo todos acabam ganhando.


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