1 - Quando investir em uma Campanha Publicitária?

Quando uma empresa necessita transmitir, ao seu público alvo, sentimentos como: coragem, ousadia, rapidez, percepção, intuição ou confiança.

 

2 - Quanto investir em uma Campanha Publicitária?

Não existem números absolutos; cada caso é um caso; como parâmetro orientativo se pode afirmar que o investimento em campanha publicitária deve fazer parte de um budget de 5% da receita prevista/ano; esta porcentagem varia para mais, na fase de lançamento, para menos, em fase de consolidação.

 

3 - Pode-se afirmar que os lucros aumentam?

Em termos absolutos sim, em termos relativos, não.

Estudos nos Estados Unidos têm mostrado que a média de retorno por consumidor em uma campanha é de 45 centavos de dólar; isso significa que você gasta $100 dólares e recebe de volta $45.


Estudos no Brasil provam que a curto prazo a propaganda de produtos de consumo gera um retorno de somente 54 centavos para cada Real investido.


Outro estudo ilustra que dobrar os investimentos de propaganda para produtos já estabilizados no mercado gera um aumento nas vendas de apenas 1 a 2%.


Para entender melhor estes números é preciso ir além dos números e entender realmente porque eles estão tão “ruins”: estratégias de Marketing freqüentemente carecem de profissionalismo, tanto na sua elaboração como na canalização do investimento. Ocorrem falhas como identificação errônea de público-alvo, posicionamento estratégico de empresa/marca/produto não diferenciado, propaganda medíocre que não “encanta”, produtos e serviços sem apelo quanto ao valor agregado para o consumidor, promoções “tiro na água” e recursos alocados de forma aleatória.
 

A implementação de uma campanha publicitária resulta de um plano de marketing, do qual fazem parte instrumentos como força de vendas – a melhor campanha é a postura do vendedor; promoção – “cães e gatos desfilam com cartazes mostrando as atrações do produto” – isso é promoção; publicidade – “um dos cães/gatos, infelizmente pisa na roseira do jardim da mulher do prefeito e todo mundo vê” - isso é publicidade; Relações Públicas – “A mulher do prefeito, ao ver a roseira, dá risada” – isso é Relações Públicas.


O publicitário inglês David Abbot afirma: "Surpreenda o consumidor somente uma vez para captar sua atenção". Depois, venda-lhe o produto, dando-lhe toda a informação necessária". Se o produto constituir por si mesmo uma surpresa, é melhor não aumentar a capacidade de apelo na mensagem publicitária.

 

É possível realizar campanhas que combinam vários elementos: por exemplo, um filme  contendo estímulos visuais, um texto de humor, cores e música, que seja capaz de prender a atenção e reter o apelo, falando a linguagem do público-alvo.


4- Que vantagens as empresas têm em fazer publicidades com imagens “apelativas”.
O uso de uma imagem apelativa, que reflete felicidade e diversão, leva a “namorar” o produto, por associar a sua utilização a essa mesma imagem e, de certa forma, pensar que trará benefícios 
 

Werner Kugelmeier

 


 

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