A etiqueta nos negócios internacionais - um jogo de diversidade multicultural

  

Negociando com Cingapura

 

 

Cingapura é composta por uma comunidade cosmopolita multirracial, fortemente exposta a múltiplas influências orientais e ocidentais.

 

Cingapura é uma excelente porta de entrada para o resto da região Ásia-Pacífico, bem como um centro de transbordo, com suas zonas de livre comércio, usadas tanto para o reembarque/transbordo como para o armazenamento de produtos.

 

Inicialmente, recomenda-se que as companhias brasileiras utilizem os serviços de despachantes para exportar diretamente a agências importadoras. Caso as vendas sejam favoráveis, a exportação direta a atacadistas (compradores industriais) é recomendada. Posteriormente, um escritório de representação ou de vendas pode ser aberto como uma extensão aos negócios comerciais.

 

O ponto crucial neste “País Trading” são as negociações de contratos e a nomeação de agentes.

 

As importações/exportações podem ser feitas diretamente ou por meio de uma empresa ou um agente comercial em Cingapura.

 

Da mesma forma, a companhia estrangeira pode estabelecer um escritório de representação para os trabalhos promocionais e de ligação, tais quais pesquisa de mercado ou anúncios para a empresa não-domiciliada.

 

A lei “Customs Act – Regulation of Imports and Exports Act” prevê que o principal executivo da empresa pode vir a ser penalizado em razão de qualquer ato de omissão, negligência ou inadimplência de qualquer agente que esteja agindo em seu nome.

 

Normalmente, um escritório de representação comercial, estabelecido por um não-cingapuriano, emprega pessoal transferido internacionalmente, além de um pequeno número de contratados locais que os auxiliam.

 

O escritório de representação não pode firmar contratos, fechar negócios, abrir nem negociar quaisquer cartas de crédito, firmar compromissos com uma empresa comercial ou de consultoria, nem contratar outros negócios diretamente ou em nome da companhia estrangeira.

 

Sua função primordial engloba comunicar-se com os agentes de vendas e os clientes em Cingapura e outros países, proporcionando uma inteligência comercial à matriz, aconselhando e assistindo seus clientes, promovendo um conhecimento de mercado do produto e uma assistência nas atividades de planejamento, propaganda e promoção.

 

As principais vantagens de um escritório de representação são as exigências mínimas de relatórios, os procedimentos simples para a aprovação do escritório, a provável economia de impostos para as representações e a não-responsabilidade pelo imposto de renda em Cingapura. Uma filial ou uma subsidiária de vendas de uma companhia estrangeira pode ser estabelecida, a fim de promover negócios de exportações e importações.

 

É recomendável que as empresas brasileiras participem de feiras e exposições em Cingapura, o que é considerado uma forma eficaz de promoção em massa, tanto para a indústria quanto para os consumidores finais.

 

A comunidade comercial local usa o inglês como  língua principal nas negociações, correspondências e contratos.
 


 

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