A etiqueta nos negócios internacionais - um jogo de diversidade multicultural

  

Negociando com a Coréia do Sul

 

 

Os executivos coreanos são tidos como negociadores educados, mas difíceis e competitivos.

 

É típico de um coreano introduzir em suas negociações comerciais uma dose elevada de patriotismo sincero. Um coreano negocia pensando em seu país.

 

A lealdade é fundamental: os compromissos de uma negociação comercial obrigam a pessoa a cumpri-los integralmente. Tudo o que é dito torna-se um compromisso, mesmo que seja uma simples conversa durante uma refeição ou no karaokê. Este último, aliás, é uma verdadeira paixão coreana. Se o nosso comportamento for adequado, conquistaremos um sócio comercial e, possivelmente, uma relação que perdurará por toda a vida.

A comunicação tem também um papel fundamental. Ela deve ocorrer mediante o contato pessoal e não pelo telefone ou por outros meios.

 

Compartilhar dados e as atividades da vida cotidiana é o que faz de alguém um parceiro confiável. Face à importância de se tecer uma rede forte e duradoura de contatos pessoais, compreende-se por que as mensagens da cultura asiática não são explícitas e por que as pessoas costumam decifrar uma parte considerável da comunicação, desde gestos sutis a ideias não articuladas verbalmente.

Uma influência direta do confucionismo na cultura coreana é o que se conhece como kibun, isto é, a preservação perene da harmonia da pessoa e do lugar. Trata-se de um desafio considerável para os ocidentais, já que com uma só palavra pode-se irritar alguém e romper a harmonia. Por isso, é importante cultivar uma relação pessoal que permita detectar se, em algum momento, importunamos nosso parceiro.
 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !