A inovação é essencial porque a mudança é inevitável
Maria Augusta Orofino


Inovação é a palavra do momento para alavancar a gestão empresarial - mas por onde começar?

 

Antes de tudo, sugerimos criar um entendimento comum em torno de o que é inovação (e o que não é): inovação é a execução de soluções criativas que geram resultados. Inovar é uma tarefa árdua e muitas vezes frustrante, mas essencial para obter diferenciação no mundo dos negócios. É aqui que entra o Design Thinking para facilitar a geração de ideias (criatividade) e a implementação de ideias (inovação).

 

Empresas que adotam o Design Thinking como prática de gestão empresarial estão redesenhando seus negócios, na busca de vantagens competitivas. A sacada do Design Thinking consiste em olhar além do convencional para o inusitado, o que implica na possibilidade de descobrir o nunca imaginado antes. Design Thinking é inovador por ser uma forma de pensar diferente, tendo como fim(!) a otimização de uma solução, em vez de começar com análise das causas de um problema.

 

O Design Thinking é trabalhado em três fases:

 

1 - Impulso pela existência de um problema que demanda uma solução; os integrantes se identificam com o problema, saindo para a rua e visitando o local onde as coisas acontecem.

 

2 – Idealização do processo de gerar e desenvolver ideias na busca de uma grande variedade de soluções; os integrantes priorizam o trabalho colaborativo na busca de dados para análise e síntese.

 

3 - Implantação, isto é, realizar brainstorming de idéias e colocar a “melhor” ideia em prática através de protótipos, onde o “fracasso” é encarado como partida para desenvolver novas ideias até acertar.

 

O que facilita o Design Thinking?

 

Espaço para pensamentos “loucos” (fora da lógica); como disse o consultor norteamericano Tom Peters:”tempos loucos exigem ideias loucas”. Pensar e fazer muito, de forma rápida, e descobrir rapidamente o que funciona e o que não funciona. Formação de equipes heterogêneas quanto a conhecimento e comportamento; é o turbilhão do grupo que permite olhar para fora do ambiente em que se está inserido (“think outside the box”).

 

Porque o Design Thinking é um atrativo para a Geração Y?

 

A informalidade e o idealismo que caracterizam a geração Y precisam ganhar espaço nas organizações, para poder atrair esses profissionais jovens. O Design Thinking ajuda a conquistar as gerações mais novas, através do seu diferencial de estimular o pensamento voltado para criatividade e sociabilidade.

 

O método do Design Thinking vem de encontro com esta expectativa, uma vez que ele consiste em unir o pensamento analítico e o intuitivo para solucionar problemas, sob uma ótica mais envolvente. Seu foco é atingir o melhor resultado de uma inovação, alinhado com a viabilidade operacional e o retorno financeiro; tudo com a ferramenta de templates que os jovens gostam de utilizar, como suporte para o aprendizado.

 

O Design Thinking enfatiza a realização pessoal; quando se trabalha por motivação, a equipe fica mais conectada na assimilação do significado do negócio e na busca de crescimento com lucro, dentro de um clima organizacional e pessoal saudável.

 

Outro atrativo do Design Thinking para os jovens é o desenvolvimento do senso crítico; Virginie Fernandez, diretora de RH da Moet Hennessy, argumenta. “Quanto mais questionamentos, mais o lado direito do cérebro que ajuda a criar, inovar e desenhar novos cenários é desenvolvido”. O desenvolvimento de competências como empatia, networking e conectividade ajudam a alavancar o senso crítico.

 

Quer “Ser Mais”? Faça um test drive!

 

Revista SER MAIS Edição 44 de agosto de2013
 


 

Fale Conosco - WK Prisma

 Tel: +55 (19) 3256-8534 / 98219 2638
    E-mail: clique

    Endereço: Rua Cândido Portinari, 258
    13088-007 Campinas – SP

 

       

                

Blog - WK Prisma 

 

 

Bem-vindo ao blog da WK PRISMA
Educação Corporativa Modular

 

Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social - WK Prisma Werner Kugelmeier FacebookWerner Kugelmeier - LinkedIn

 


© Copyright 2010, WK PRISMA®. direitos reservados
Produzido por Dinamicsite

A página solicitada não foi encontrada !

Verifique se digitou o endereço corretamente. Se esta página foi indicada por um Sistema de Busca (Google / Yahoo / MSN) este ainda não se atualizou após a remoção da página.

Faça uma Busca Interna com uma da(s) palavra(s) solicitada(s) ou avise-nos.

Obrigado !